Ana Cláudia

Significado do Nome Ana Cláudia

Ana Cláudia: Significa "mulher coxa e graciosa", "mulher manca cheia de graça".

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Ana e Cláudia.

Ana surgiu a partir do nome hebraico Hannah, que quer dizer "graciosa, cheia de graça", que posteriormente chegou ao latim na forma Anna.

É considerado um dos nomes femininos mais propagados em todo o Ocidente, seja na sua forma singular ou associado a outros nomes próprios como Ana Cláudia.

Sua popularidade ocorreu principalmente durante o Império Bizantino e também na Idade Média, época em que foi muito utilizado entre os cristãos ocidentais, sobretudo por influência de Santa Ana que apesar de não haver nenhuma confirmação, é considerada a mãe da Virgem Maria.

Apareceu pela primeira vez na Inglaterra no início do século XIII, mas só foi popularizado no início do século XVII, quando os ingleses acharam equivocadamente que Ana era uma variante de Agnes. Foi encontrado em Portugal pela primeira vez em documentos datados na primeira metade do século XVI.

Cláudia é a versão feminina de Cláudio, nome originado no latim Claudius, que deriva da palavra claudus, que quer dizer “coxo, manco”.

Era inicialmente um nome de uma família ilustre romana, que provavelmente receberam este nome por ter um patriarca coxo, com algum tipo de deficiência. A partir desta família surgiram vários imperadores, e os mais conhecidos deles foram Cláudio I e Cláudio II.

A forma feminina surgiu na França no século XII como Claude e na Inglaterra durante o século XVI, como Claudia, sem o acento agudo.

Origem do Nome Ana Cláudia

Origem: Hebraica, Latina

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Ana Cláudia

Outras Informações do Nome Ana Cláudia

Ana Cláudia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.