Agnes

Significado do Nome Agnes

Agnes: Significa "pura", "casta" ou, ainda, "dócil como um cordeiro".

O nome Agnes surgiu a partir do latim Agnes, que tem origem no grego hagnes, que quer dizer literalmente “pura, casta”. 

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo as qualidades de inocência e pureza.

Inês, que surge a partir do nome espanhol Inez, traz o mesmo significado e foi encontrado na língua portuguesa no século XIII. Devido à pronúncia semelhante com a palavra do latim agnus, que significa “cordeiro”, o nome se tornou associado também a esse animal de características dóceis, embora não corresponda à raiz etimológica do mesmo.

O nome foi difundido através de Santa Agnes, também muito conhecida como Santa Inês. Nascida no final do século III em Roma, segundo a tradição, foi morta aproximadamente aos 13 anos, por ter recusado a cobiça de Fúlvio, filho do governante de Roma. Milagrosamente escapou intacta às chamas, sendo assim, decapitada.

Entre os séculos XII e XVI na Inglaterra, foi um dos nomes mais populares, muito comum também entre os cristãos. Foi confundido inicialmente, neste país, como uma variante de Ana, em razão da pronúncia das versões inglesas do nome Ana ser muito próxima com a de Agnes.

Origem do Nome Agnes

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Agnes

Agnes

Derivações do Nome Agnes

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.