Inês

Significado do Nome Inês

Inês: Significa “pura”, “casta” ou "cordeiro".

O nome Inês tem origem no espanhol Inez, uma variação de Agnes, nome que tem origem no grego hagnes, que quer dizer literalmente “pura" ou "casta”.

Em razão de hagnes ter a pronúncia semelhante com agnus, que quer dizer “cordeiro”, o nome passou a ficar associado também a este significado.

Este nome foi difundido através de Santa Agnes, também muito conhecida como Santa Inês. Nascida no final do século III em Roma, segundo a tradição, foi morta aproximadamente aos 13 anos, por ter recusado a cobiça de Fúlvio, filho do prefeito de Roma na época.

Quando recusou as exigências de Fúlvio, Inês (ou Agnes) foi julgada e condenada à morte, além de ter sido obrigada a ficar nua em um prostíbulo para ser desonrada, porque de acordo com a lei não era permitido à morte de virgens. De acordo com a história, Santa Inês teve a sua virgindade milagrosamente preservada e após o fracasso em desonra-la, tentaram mata-la queimada, mas as chamas não a tocaram, sendo então decapitada.

Foi encontrado em Portugal em obras redigidas no século XIII.

Uma das figuras mais populares com este nome é a da nobre galega Inês de Castro, conhecida por ser o grande amor do rei de Portugal D. Pedro I, com quem teve quatro filhos.

Origem do Nome Inês

Origem: Grega, Espanhola

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Inês

Outras Informações do Nome Inês

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.