Indira

Significado do Nome Indira

Indira: Significa “beleza”; "gotas de chuva".​

Indira é um nome que tem origem sânscrita e que significa “beleza”. Surgiu a partir do nome da personificação da beleza, que era também a esposa de um dos principais deuses hindus - Vishnu - que é o deus da preservação e junto com os deuses Brahma e Shiva compõem a trindade no Hinduísmo.

Indra, considerada uma variante de Indira, por sua vez, é o nome do deus hindu que no período védico era considerado o deus dos deuses. É um nome feminino, muito embora, originalmente nomeasse uma figura masculina e significa "gotas de chuva".

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome que carrega os atributos de encantamento e formosura, além de refletir a beleza interior.

As meninas registradas com esse nome predominantemente feminino podem ser afetivamente chamadas de Indi.

Indra é o deus da tempestade, bem como da fertilidade, uma vez que fertiliza a terra através da chuva. Assim, Indra é um nome sagrado e bastante comum na Índia, enquanto no nosso país é mais popular a forma Indira. 

Tem destaque com esse nome Indira Gandhi (1917-1984). A indiana que foi a primeira mulher com a função de primeiro-ministro na Índia, foi admirada pelo seu povo. Em 1983 foi congratulada com o Prêmio Lenin da Paz em virtude do trabalho que desenvolveu em prol da paz.

Origem do Nome Indira

Origem: Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Indira

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.