Indra

Significado do Nome Indra

Indra: Significa "gotas de chuva"; “beleza”.

O nome Indra se originou a partir do sânscrito, provavelmente entre os povos hindus, que cultuavam um deus com este nome, conhecido por ser o senhor das tempestades.

De acordo com a mitologia hindu, Indra chegou a ser o deus de todos os deuses em um passado distante, conhecido como período védico. Defendia toda a humanidade e os deuses das forças do mal.

Indira, nome que se assemelha graficamente com Indra é também de origem sânscrita e significa "beleza". Segundo a onomástica, corresponde a outra forma como era chamada a deusa Lakshmi, deusa que personifica a beleza e é a esposa do deus Vishnu - deus da trindade hindu que representa a preservação, enquanto os outros dois deuses - Brahma e Shiva - representam respectivamente a criação e a destruição.

No Brasil, Indra não é um nome muito comum, no entanto a variante Indira é mais utilizada entre os brasileiros.

Para os hindus, Indra é um nome extremamente sagrado e respeitável, por representar uma parte da trindade védica, ou seja, um dos deuses primordiais.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino. Recorda-se que Indra originalmente pertence ao gênero masculino. O nome reflete qualidades divinas, bem como de beleza.

Origem do Nome Indra

Origem: Sânscrita, Hindu

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Indra

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.