A Índia possui 23 línguas oficiais. Muitos nomes próprios indianos têm origem no sânscrito, uma língua ancestral do país, e no hindi, língua indo-ariana falada por 70% de sua população. No Brasil, a comunidade de imigrantes indianos está estabelecida especialmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Se você procura o significado de nomes indianos ou procura inspiração para um belo e poderoso nome para o seu filho ou sua filha, selecionamos uma lista com 25 nomes indianos femininos e masculinos! Dos mais comuns e populares aos mais diferentes e interessantes!

Nomes indianos femininos

1. Aruna

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-01

O nome Aruna surge a partir do sânscrito e significa “castanho avermelhado”, “aurora”, “o nascente”, “o nascer do dia”, “o começo”, “esperança”.

Este belo nome feminino indiano é uma referência ao sol da manhã e carrega também as simbologias atreladas à esperança.

2. Shivanshika

Uma das principais divindades do Hinduísmo é Shiva. Milhões de pessoas ao redor do mundo são devotos a ele que é considerado o deus supremo , o mediante e o benevolente.

Se você é devoto deste deus, o nome feminino Shivanshika pode ser perfeito para a sua filha. Ele significa “parte do deus Shiva”.

3. Mahara

O belo nome feminino Mahara possui diversas origens de acordo com estudiosos. Na Índia, ele é apontado como sendo originário do árabe com o significado de “vaca selvagem”. No país, a vaca é um animal sagrado e, portanto, reflete esta condição.

Outros autores acreditam que o nome tenha surgido a partir do povo indígena maori da Nova Zelândia. Lá, ele possui os significados de “pensadora” e “aquela que medita”.

4. Kali

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-02

Kali é uma figura importante e poderosa deusa do Hinduísmo. O nome tem origem no sânscrito e significa “negro”. Por extensão, o nome Kali possui o significado de “deusa negra” e também carrega os atributos de divindades, tais como a beleza e a formosura.

5. Ambar

O nome âmbar pode se referir à uma pedra fóssil considerada preciosa que na sua sua versão cinza é utilizada para a confecção de perfumes.

O nome próprio Ambar, por sua vez, possui duas origens. No árabe ele se refere a uma substância encontrada em baleias para a confecção de perfumes. No hindi, por outro lado, significa “céu” e “horizonte”. A filha do cantor Neil Young foi batizada com o nome Ambar.

6. Ananya

No hinduísmo, a deusa Parvati possui diversos outros nomes, entre eles Ananya. Ela é uma poderosa deusa para a religião e considerada a Mãe Divina do hinduísmo. Este é um belo nome de origem indiana que possui os significados de “única” e “incomparável”.

7. Apsaras

Nas mitologias Hindu e Budista, Apsará são os espíritos femininos ou ninfas das nuvens e das águas. Elas são consideradas belas criaturas que possuem diversos talentos para as artes e performances. Dessa forma, o nome Apsaras carrega consigo esses poderosos significados.

8. Damayanti

O nome feminino Damayanti é também encontrado com a variação Dayamanthi. A partir do sânscrito ele significa “calmo ou calma” e “subjugar”.

Este é também o nome de uma personagem em uma das histórias de amor do Mahabharata, livro ancestral sânscrito. Damayanti era uma bela princesa na história.

9. Aja

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-03

Este popular nome indiano é originário do hindi e significa “cabra” ou “nascida onde as cabras vivem”. Este é um nome também associado às pessoas que moram em Benin no continente Africano e também de um grupo étnico do Sudão.

No sânscrito ele também carrega os significados de “o amor de Vixnu” e “o não nascido”.

10. Daru

Este curto e bonito nome feminino tem origem indo-paquistanesa e carrega consigo o significado de “pinheiro”.

11. Nivedita

O nome feminino Nivedita tem origem no hindi e significa “devotada à Deus”. Outros estudiosos da língua oferecem a possibilidade do significado “rendição” ao nome.

12. Niyati

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-04

O nome feminino Niyati surge a partir do hindi com os significados de “destino”, “fortuna” e “poder supremo”. Este é um poderoso nome com significados fortes e significativos para sua filha.

13. Saniya

Este belo nome feminino surge da língua hindi e possui os significados de “brilhante” e “deslumbrante”. Outras fontes sugerem o significado de “momento” ao nome Saniya.

Nomes indianos masculinos

14. Aarav

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-05

O popular nome indiano masculino Aarav tem origem no sânscrito a partir da raíz rav, que está relacionada à paz e à música. Este bonito nome também tem relação com sabedoria.

O significado do nome Aarav, portanto, é “pacífico” e também “sabedoria”. Este é um ótimo nome para meninos que os Hindus costumam passar para seus filhos com o objetivo de inspirar estes valores para eles.

15. Arjun

Este tradicional nome indiano surge a partir do hindi e significa “brilhante” e “branco”. O nome Arjun é também encontrado como o lendário herói do clássico épico indiano Mahabharata. Dessa forma, significados como “honra” e “coragem” também estão associados ao nome.

16. Sai

O mestre espiritual indiano Sai Baba Shirdi é reverenciado tanto por hinduístas quanto por muçulmanos. Seus devotos o tem como um santo e um faquir.

O nome Sai é usualmente dado por pais que são devotos deste mestre espiritual e o significado mais comum atrelado ao nome é “divino”.

17. Ravi

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-06

O nome Ravi tem origem no sânscrito e significa “o Sol”. Este é um nome que tem se tornado muito popular nos últimos anos, em especial, no Brasil, com celebridades batizando os filhos com este especial nome de menino.

O nome Ravi aparece nos Vedas, escrituras sagradas da religião hindu. Ravi é um dos doze filhos de Aditi, deusa-mãe relacionada ao espaço cósmico.

18. Kabir

Kabir Das foi um famoso poeta indiano cuja obra destaca a união das doutrinas prescritas no hinduísmo e no islamismo.

O nome Kabir significa “o grande”. Uma personalidade de destaque que possui este nome é o ator indiano Kabir Bedi.

19. Raj

Se você procura um nome indiano masculino popular e com significados de nobrezas, Raj é o mais apropriado. Com origem no sânscrito, o nome Raj significa “rei” ou “príncipe”.

Este é um nome popular tanto na Índia, onde também é utilizado como prenome, como nos Estados Unidos e no Canadá por famílias que emigraram para estes locais nas últimas décadas.

20. Abdul

Apesar de ter origem árabe, o nome Abdul é também muito popular na Índia. O significado do nome Abdul é “escravo de” ou “servente de”. Este significado, contudo, tem conotação positiva no árabe, pois se refere à serventia à Deus e não à uma pessoa.

21. Rehan

O diferente nome masculino indiano Rehan tem origem também nas raízes muçulmanas. Este nome significa “perfumado” ou “perfumada”.

22. Jahnu

Este bonito nome indiano para meninos aparece nas histórias de Ganga e Bhagiratha. Jahnu é um lendário sábio Hindu que tem um papel importante na história da deusa do rio. O famoso rio Ganges na Índia é também conhecido como “filha de Jahnu”.

23. Akshay

Dicionario-de-nomes-proprios-nomes-indianos-07

O nome Akshay tem se tornado muito popular nos últimos anos por causa do ator de Bollywood Akshay Kumar que já apareceu em mais de 125 filmes.

De origem no sânscrito, o nome Akshay possui os significados de “imortal”, “eterno” e “indestrutível”.

24. Jay

Este popular nome é também utilizado como apelido para pessoas com o nome James, Jacob e Jason, para citar alguns.

Como nome próprio ele tem origem no sânscrito e significa “vitória”. O famoso rapper Shawn Corey Carter adotou o nome Jay-Z e seu nome é hoje reconhecido em todo o mundo.

25. Manoj

Este bonito nome masculino indiano surge a partir do sânscrito e significa “amor” ou “aquele que compreende os outros”. Isso acontece porque na mitologia indiana Manoj representa o Lorde Kamadeva, que era o deus do amor.

Gostou deste conteúdo? Veja também:

28 nomes gregos masculinos e femininos para quem ama mitologia

Você é de origem italiana? 40 nomes italianos com o significado para seu bebê!