Você admira a cultura Rastafári e está procurando um nome especial para batizar o seu futuro bebê? Trazemos boas novas: você veio ao lugar certo!

O Rastafarianismo é uma religião muito falada, mas na verdade pouco sabemos, de fato, sobre o assunto.

Então, começando do princípio: a crença nasceu na década de 30, na Jamaica, e foi muito popularizada pelo cantor Bob Marley.

Estima-se que 1 milhão de pessoas no mundo sigam o Rastafarianismo, que toma conceitos emprestados do judaísmo e do cristianismo e prega o culto ao Deus Jah.

Os adeptos da religião procuram demonstrar orgulho da raça negra e seguem o vegetarianismo. Outro ponto importante é que eles tentam não cortar a barba e o cabelo e não fazem, de modo geral, uso de drogas.

Se você sempre admirou a cultura Rastafári prepare-se para conhecer já aqui abaixo uma seleção de nomes muito especiais! 

Os nomes de menino mais especiais do Rastafári e os seus significados

meninos

Está esperando um menino e quer transmitir a ele elementos da cultura que você tanto admirou ao longo da vida? Confira os nomes masculinos de origem Rastafári que separamos para você!

1. Zion

Um dos nomes mais importantes no Rastafarianismo é Zion, que significa literalmente "terra prometida". 

Diferente e curtinho, Zion é um nome originalmente bíblico que faz referência à colina conquistada pelo rei Davi.

O nome ficou muito popular depois do lançamento do filme Matrix. No longa-metragem, Zion é o nome da última cidade habitada na Terra.

2. Akanni

De origem africana, Akanni quer dizer ao pé da letra "encontro proveitoso", "encontro que enriquece" e "partilha que acrescenta".

Apesar de ser pouco comum, especialmente no Brasil, o nome ficou sendo mais conhecido graças ao jogador de futebol nigeriano Akanni-Sunday Wasiu.

3. Boseda

Estranho? Diferente?

Boseda é um nome de origem africana (para ser mais precisa, de origem nigeriana) e tem um significado bastante literal. Esse nome de menino quer dizer "aquele nascido num domingo".

4. Marcus

Se você gosta de nomes com explicações históricas, esse é mesmo um forte concorrente da sua lista!

Marcus é um nome dado em homenagem ao profeta jamaicano Marcus Garvey, considerado um ícone da religião, nascido em 1887. Que tal homenagear uma das figuras mais importantes para o Rastafarianismo?

5. Kai 

É ligado à natureza e quer que o seu filho herde essa paixão? 

Kai é uma ótima escolha para os papais entusiastas do meio ambiente porque quer dizer literalmente "mar", "oceano".

E as meninas? Os nomes Rastafári e significados mais escolhidos para elas

meninas

Descobriu que vai ser mãe de uma menina e sente-se perdida para fazer a escolha do nome nesse mar de infinitas possibilidades? Que tal batizar a futura mulher que carrega com um nome forte? Essa pode ser uma forma de transmitir desde o berço os valores nos quais você acredita.

6. Faraji

O nome Faraji tem origem na África oriental e é muito comum na língua suaíli.

Forte, sonoro, trata-se de um nome muito usado na cultura Rastafári e quer dizer "consolo" e "conforto".

7. Shaira

Um dos nomes mais comuns na cultura Rastafári é Shaira - e dá para entender o motivo assim que ficamos conhecendo o significado do nome.

Shaira quer dizer, literalmente, "poetisa" ou "cheia de poesia", duas lindas simbologias para uma menina carregar ao longo da vida, não? 

8. Hadiya

Muito usado também pelos muçulmanos, o nome de menina Hadiya tem origem africana.

Pouco conhecido entre os brasileiros, esse nome diferente e especial significa "presente", "oferta", "lembrança", "oferenda".

9. Adonia 

E se o nome também tiver origem grega? É o caso de Adonia, feminino de Adonis.

A simbologia do exótico nome quer dizer "mulher bela", "vistosa", "bonita".

10. Alyssa 

Também de origem grega, Alyssa é conhecida por ser uma variante de Alicia. Longe de ser só um desdobramento do nome, Alyssa carrega um significado muito especial.

Alyssa significa "aquela capaz de curar a loucura" ou "a bem-humorada". Quem não quer que a sua filha carregue uma simbologia assim tão solar?

11. Zina  

Zina é um nome cheio de histórias! 

Por um lado é considerado de origem grega, onde significaria "a que brilha" ou "a que regressa".

Há quem considere, por sua vez, que Zina na verdade tenha origem árabe. Nesse caso, o nome significaria "bela", "formosa", "forte". 

12. Irie 

Na Jamaica, Irie é um nome muito comum entre as meninas!

O nome simboliza "poder", "paz" e "boas ondas". Irie é também muito usado na cultura rastafári como um comprimento casual entre pessoas queridas.

13. Kaia

Viu o nome de menino Kai lá em cima e quis ter um garoto para batizá-lo com ele? Trazemos boas notícias!

Kaia é o feminino de Kai e carrega a mesma simbologia ligada à natureza. Quer que a sua menina herde a sua paixão pelo meio ambiente? Escolher para ela o nome Kaia já é um bom começo! Lembre-se que essa é justamente a palavra havaiana para "mar".

Conheça também mais nomes africanos de meninos e meninas

meninos e meninas

Não se identificou com nenhuma das possibilidades acima e ainda anda a procura de um nome forte para o seu filho ou para a sua filha?

Não se reconhece particularmente com a cultura Rastafári, mas é um apaixonado por nomes afro? Então confira a seleção abaixo.

14. Janaína

Quantas Janaínas já cruzaram o seu caminho? Algumas, provavelmente. Esse nome tão comum no Brasil é de origem africana, embora pouca gente saiba.

A simbologia associada ao nome está muito ligada à natureza marinha, Janaína quer dizer "deusa do mar", "mãe dos peixes" ou "sereia dos rios".

15. Núbia

Outro nome não tão desconhecido entre os brasileiros é Núbia, que tem a sua origem no Egito. 

Curtinho e forte, o nome significa literalmente “ouro”, “dourado”. Há muita gente que enxerga no nome a simbologia "menina perfeita como o ouro".

16. Iana

Aposto que você nem desconfiava que Iana tinha origem africana, não é? Pois caiu na armadilha! Iana é considerada uma derivação de Ayana, um nome africano que quer dizer “flor bela”, “bonita flor”.

Muito popularizado em diversas culturas, Iana é um nome encontrado em hebraico, japonês, indiano e inglês.

17. Kênia

Essa é fácil: Kênia faz referência ao país africano situado na África Oriental. O nome do país, por sua vez, faz alusão ao Monte Quênia (Kere Nyaga), que significa literalmente "Monte da brancura".

Escolher batizar a sua filha com esse nome é uma maneira de homenagear o país e demonstrar orgulho pela cultura africana. 

18. Simba

Quem não se lembra do clássico filme da Disney O Rei Leão (1994)? Simba era um dos personagens principais da história que faz parte do imaginário coletivo ocidental. 

O nome Simba, escolhido pelo roteirista do filme, é de origem africana e quer dizer "força", "leão".

19. Habib

Habib é um nome que mistura origens árabe e hebraica e costuma ser usado também como sobrenome.

Muito empregado no Oriente Médio, Habib carrega uma simbologia ancorada no afeto. Esse nome de menino vem envolvido com muita doçura e quer dizer  “meu amor”, “muito amado” e “querido”.

20. Zola

Gosta de nomes unissex? Zola é uma excelente opção nesse sentido!

Usado tanto em meninas quanto em meninos, o nome Zola em zulu, língua africana, significa “calmo(a)”, “quieto(a)” e “tranquilo(a)”.

Você pode gostar também de: