Alícia

Significado do Nome Alícia

Alícia: Significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre"; "respeitada", "majestosa".

Alícia é uma variação do nome Alice, nome de origem germânica que surge como um diminutivo de Adelaide.

Originalmente Adalheidis, chega até à língua portuguesa através do francês antigo Adaliz.

O seu significado, “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, "de sangue nobre", é a união das palavras adal, que quer dizer "nobre", e heidis, que significa "tipo" ou "espécie". 

Trata-se de um bonito nome feminino, cuja beleza decorre principalmente do título de nobreza que o mesmo carrega. Por extensão, o nome tem o sentido de "respeitada", "majestosa".

O nome Alícia foi bastante comum na França e na Inglaterra durante o século XII. Graças à literatura, o nome foi popularizado por volta de 1865, quando foi publicada a célebre obra infantil "Alice no País das Maravilhas", do inglês Lewis Carroll.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, o número de registros no Brasil têm crescido de forma mais acentuada desde a década de 80. 

No nosso país, as suas portadoras podem ser afetivamente chamadas de Licinha.

​Alycia (com Y) é sua variante gráfica.

Alicia (sem acento) ou Alizia (com Z) são as fomas espanholas e italianas de Alice, embora Alice também seja usado nesses países.

Origem do Nome Alícia

Origem: Francesa, Germânica

Locais com o Nome Alícia

Outras Informações do Nome Alícia

Alícia

Derivações do Nome Alícia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.