Inêz

Significado do Nome Inêz

Inêz: Significa “virgem”, “pura” ou “dotada de castidade”.

Inêz é uma variação espanhola de Inês, nome que se originou a partir do grego hagnes, que pode ser traduzido literalmente como “a pura” ou “a casta”.

Este nome tornou-se bastante popular entre os cristãos por causa da devoção por Santa Inêz (ou Santa Inês), nascida no final do século III, em Roma.

De acordo com a história, esta Inêz era uma virgem de 13 anos que recusou manter relações sexuais com Fúlvio, filho do prefeito de Roma.

Como castigo, a menina foi condenada a morte, mas antes teria de ser desonrada num prostíbulo, devido a proibição em matar mulheres ainda virgens.

Conforme conta a história, as tentativas de tirar a virgindade de Inêz fracassaram e, irritados, os executores teriam ateado fogo na jovem, porém este não chegou a tocá-la, por proteção divina. Por fim, Santa Inêz foi decapitada.

O sentido atribuído ao significado do nome Inêz, relacionado a pureza e virgindade, ganhou maior relevância a partir desta lenda cristã.

No Brasil, Inêz, assim como Inês, são nomes femininos bastante populares.

Origem do Nome Inêz

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Inêz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.