Ana Clara

Significado do Nome Ana Clara

Ana Clara: Significa “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”.

Ana Clara é composto por dois nomes de origens diferentes, Ana e Clara.

Ana surgiu através do hebraico Hannah, que significa “graça, cheia de graça”; a forma em português foi originada a partir do latim Anna.

O nome Ana é muito antigo. Foi utilizado no Império Bizantino e popularizado entre os cristãos ocidentais através de Santa Ana, venerada como a mãe da Virgem Maria.

É mencionado na Bíblia através de três personagens, onde duas aparecem com maior destaque. A que é citada no Antigo Testamento é a mãe do profeta Samuel que o gerou já com uma idade avançada. A outra Ana aparece no Novo Testamento como uma profeta que reconhece o Messias através do menino Jesus.

O nome Clara, por sua vez, surgiu através do adjetivo clara, que tem origem no latim clarus que quer dizer “claro, brilhante, luminoso, ilustre”. O nome Clarus foi utilizado inicialmente como um nome predominantemente masculino; a versão feminina só se tornou popular após o século XIII por influência de Santa Clara de Assis, ganhando mais força que a variante masculina.

Em Portugal, foi encontrado em documentos datados do século XIII, mas na Inglaterra é utilizado desde a Idade Média, primeiramente como Clere e Clara.

Origem do Nome Ana Clara

Origem: Hebraica, Latina

Outras Informações do Nome Ana Clara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.