Cláudio

Significado do Nome Cláudio

Cláudio: Significa “coxo” ou “manco”.

Cláudio tem origem a partir do latim Claudius, que deriva da palavra claudus, que quer dizer “coxo”, “manco”.

De acordo com estudos onomásticos e etimológicos, Claudius teria sido o nome de uma família romana muito conhecida, de onde saíram vários imperadores.

Uma explicação para o significado atribuído para este nome está na hipótese de que a família Claudius tenha tido como antepassado um patriarca que provavelmente era coxo, como o imperador Claudius I, que governou Roma entre os anos de 41 e 54, e saiu desta família.

Claudius I ficou conhecido pelos conflitos matrimoniais, chegando a assinar sua terceira esposa, Valéria Messalina e por ter sido envenenado pela sua quarta esposa Agripina Minos, que exigia que seu filho Nero, enteado de Claudius, fosse levado ao poder.

Foi nome de vários santos primitivos e foi reavivado no século XIX através da variante francesa com o pintor Claude Monet, considerado um dos mais importantes pintores impressionistas de todos os tempos.

Atualmente, Cláudio é considerado um nome bastante comum na língua portuguesa, principalmente entre os brasileiros.

As pessoas batizadas com este nome podem receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Claudinho, Dinho e Clau, por exemplo.

Devido ao contexto histórico, o nome Cláudio ficou imortalizado como um dos grandes legados do Império Romano.

A versão feminina de Cláudio é Cláudia, também muito utilizada como nome de batismo entre os brasileiros.

Origem do Nome Cláudio

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Cláudio

Outras Informações do Nome Cláudio

Cláudio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.