Nomes neutros, também chamados de nomes unissex, são aqueles que podem ser utilizados tanto para meninos quanto para meninas.

Atualmente, podemos encontrar estes nomes em várias partes do mundo e muitos nomes de origem inglesa e japonesa têm se tornado cada vez mais populares por apresentarem esta não-binaridade de gênero.

Duda

O nome neutro Duda surge como uma versão diminutiva dos nomes de origem germânica Eduardo e Eduarda. Ele carrega os significados de "pequena guardiã”, “pequena protetora das riquezas" ou "pequeno guardião”, “pequeno protetor das riquezas".

Cris

É considerado o diminutivo para os nomes que se iniciam com cris, tais como Cristina, Cristiana, Cristiano ou Cristóvão. Os nomes que iniciam com cristi, derivam do latim christianu, que quer dizer literalmente “cristão”. Dessa forma, este nome neutro carrega os significados de “cristã”, “a ungida” ou “o portador do Cristo”, “o que carrega o Cristo”.

Sol

O nome Sol pode ser encontrado tanto em países que falam português, quanto em países falantes do espanhol e do inglês. É considerado um nome neutro ou unissex e carrega os significados de “Sol”, “solene”, “majestosa” e “que recebe sol”.

Charlie

O nome Charlie é a versão diminutiva do nome Charles, versão inglesa para o nome de origem germânica Carlos. É considerado um nome neutro, sendo encontrado especialmente em países anglófonos (falantes da língua inglesa), como os Estados Unidos e a Austrália. Charlie significa “homem”, “homem do povo” e “homem livre”.

Robin

Robin é um nome neutro inglês que carrega um sufixo derivado do germânico que significa “fama”. Dessa forma, o nome carrega os significados de “famoso”, “famosa” ou “aquele que tem fama”.

Alison

O nome Allison significa "de nascimento nobre", "de espécie nobre" e “filho de Alice”. Ele tem duas possibilidades de origem: pode ser o diminutivo em francês do nome Aalis, forma medieval de Alice, ou o diminutivo de Adelaide.

Lee

O nome inglês Lee significa “habitante do prado” ou “aquele que tem origem no local onde o prado é abundante”. Este nome surgiu a partir de uma palavra para designar localidades onde existiam prados, planícies abertas com mato baixo e sem a presença de árvores.

Ariel

Ariel é um nome neutro de origem hebraica que significa "leão de Deus", "leão do Senhor" ou “Fogo de Deus”.

Kai

Nome de origem havaiana, Kai significa “mar”, “oceano”, “aquele ou aquela que vem do mar”, “do mar, “marinho”. É encontrado tanto em países que falam inglês, quanto na Ásia, sendo muito popular na China.

Yuri

Yuri é considerado um diminutivo russo do nome Jorge, cuja origem é grega. Para os japoneses, o nome Yuri significa "lírio" e é comumente utilizado entre as pessoas do sexo feminino. Dessa forma, este nome é considerado neutro e possui muitos significados, entre eles "pequeno agricultor", "aquele que trabalha com a terra", "fazendeiro"; "a luz de Deus" ou "pessoa de ideais abundantes".

Akira

Um dos nomes japoneses mais populares, Akira significa “brilhante ou talentoso”, “luminoso”, “iluminado”, “leis, normas”, “excelente outono”.

Taila

É uma variação do nome Tayla, que possivelmente se originou a partir do nome inglês Taylor. Taila é um nome neutro que significa “aquela que protege”, “aquela que está protegida”, "fabricante de telhas", "alfaiate".

Anael

Anael é um nome bíblico que tem origem hebraica. Anel significa “graça de Deus”, “dom de Deus”, “Deus é a minha graça”.

Maike

Maike é uma variante eslava do nome Maria, mas é considerado um nome neutro, podendo ser usado tanto no feminino quanto no masculino. Este nome significa “senhor soberano / senhora soberana”, “vidente” ou “pureza”.

Manu

O nome neutro Manu pode ser encontrado com maior incidência na Índia, onde significa “pensamento” ou “sábio”. Ele também é considerado um apelido para pessoas com nomes como Manoel, Emanuela e outras variantes destes nomes. Neste sentido, Manu também significa "Deus está conosco".

Hope

Hope é um nome neutro inglês que significa simplesmente “esperança”. Ele surge a partir de uma palavra no inglês antigo e teve seu primeiro registro no século XVII.

Aruna

O nome Aruna tem origem sânscrita, antiga língua indiana, e significa “castanho avermelhado”.

Ali

O nome Ali pode ser encontrado especialmente em países árabes, onde significa “alto”, "sublime" e "nobre". Ele também é considerado uma versão diminutiva de nomes como Alison, Alice ou Aline.

Raven

Raven é um nome de origem inglesa que possui os significados de “corvo”, “negro, preto” e “inteligente” e “sábio”.

Dakota

Categorizado como um nome neutro, Dakota surge do dialeto da tribo de índios nativos da América do Norte que é conhecida como Dacota. Este nome significa “amigo (a)”, amigável”, “aliado (a)”.

Lane

O nome Lane tem origem inglesa. Antes de ser utilizado como primeiro nome era um sobrenome que surgiu, possivelmente, em decorrência de pessoas que viviam próximas a uma estrada. Dessa forma, ele significa “que tem origem da região próxima à estrada”.

Atalia

Atalia é um nome bíblico que tem origem a partir do hebraico. Ele significa “Deus é exaltado” ou “Javé é exaltado”.

Havilah

Havilah é um nome de origem hebraica que possui mais incidência nos Estados Unidos, na índia e na Nigéria. Este nome neutro significa “trecho de areia”.

Kazumi

O nome japonês Kazumi é considerado um nome neutro e dependendo do caractere com que é escrito pode significar "harmonia bela", "primeira beleza", "três harmonias" ou "um e três".

Hayden

O nome Hayden é considerado unissex e deriva de nomes de lugares que significam "vale do feno" ou "colina do feno", sendo que o feno é uma mistura de folhas e plantas ceifadas e secas, normalmente utilizado para a alimentação de bovinos.

Kesley

Kesley é um nome tradicional inglês que é utilizado por meninos e meninas. Ele significa "navio vitorioso", "ilha dos navios", "embarcação que triunfou".

Nil

O nome neutro Nil possui três possibilidades de origem: grega, latina e catalã. Ele significa “o rio”, “azulado”, "campeão" ou "nuvem".

Quinn

Esse nome próprio é neutro e surge a partir de um sobrenome irlandês que tem como forma anglicizada Ó Cuinn, que significa "descendente de Conn". Por extensão, também significa "descendente do chefe", "descendente do cabeça".

Kara

O nome neutro Kara tem duas origens diferentes. A partir de uma palavra italiana, significa "amada", sendo usado para o gênero feminino. Já com origem no turco, Kara significa "preto", "escuro" ou "corajoso", empregado ao gênero masculino.

Alika

O nome Alika possui três possibilidades de origem: a grega, a havaiana e a africana. Dessa forma, ele carrega muitos significados, entre eles, "protetor (a) do homem", "defensor (a) da humanidade" ou "a mais bonita".

Izzy

Popular na língua inglesa, Izzy é possivelmente o diminutivo de nomes como Isidora, Isabel ou Israel. Este nome neutro carrega os significados de "dom de Ísis", "dádiva de Ísis"; “pura", "casta", "aquela que cumpre promessas"; “homem que luta com Deus” ou "homem que vê Deus".

Skyler

O nome Skyler é considerado unissex e surge a partir do nome Schuyler, que deriva de um sobrenome holandês com o significado de "erudito(a)", "sábio(a)", "intelectual".

Jaya

O nome Jaya surge a partir do sânscrito e significa “vitória”. Ele é considerado um nome neutro e é encontrado especialmente na Índia, no Nepal e na Indonésia.

Jayden

Jayden é um nome de origem inglesa que provavelmente surgiu como variação do nome Jaon. Ele é um nome neutro que significa "agradecido", "grato" ou "ele julgará".

Natsu

O nome Natsu tem origem japonesa a partir do caractere kanji 夏 para a palavra “verão”. Por extensão, o nome também ganha o significado de “nascido no verão”.

Nariman

O nome neutro Nariman surge a partir da língua avéstica, idioma iraniano oriental que era empregado na antiga Pérsia. Ele significa "mente heróica" ou "pensamento viril".

Emery

O nome inglês Emery é considerado neutro e carrega os significados de “chefe trabalhador”, “chefe ativo”, “chefe do trabalho” ou “chefe da casa”.

Bloom

Este nome neutro tem origem a partir da palavra inglesa bloom, que deriva da língua protoindo-europeia e significa "flor", "florescer", "prosperar".

Amat

O nome neutro Amat tem origem árabe e a partir do latim. Ele carrega os significados de "amado", "querido"; “mais louvado”, “o mais adorado”, “muito elogiado” ou "serva", "serva de Deus".

Avery

O nome neutro Avery possui origem inglesa e francesa e significa “governante dos elfos”. Ele deriva do nome anglo-saxão Alfred e do nome germânico Alberich.

Ryan

Apesar de ser mais difundido como nome masculino, o nome Ryan é também encontrado como feminino em países como o Camboja, a Indonésia e a Inglaterra. Ryan significa “pequeno rei”.

River

O nome neutro River é encontrado especialmente em países falantes do inglês. River significa “rio” e, por extensão, “córrego da água que corre para o mar.”

Sawyer

Sawyer é um nome e sobrenome de origem inglesa que na Idade Média era dado para pessoas que serravam madeira. Dessa forma, ele significa “serrador ou serradora de madeira”.

Elliot

O nome neutro Elliot é considerado a versão diminutiva do nome Elias. Ele possui os significados de “o Senhor é meu Deus” e “Jeová é meu Deus”.

Parker

O nome neutro Parker possui origem inglesa e significa "guardião do parque".

Riley

Riley é um nome de origem inglesa e irlandesa que significa “aquele que nasceu ou que vive perto do pequeno riacho”, “aquele que nasceu ou que vive perto de um prado de centeio”, “valente”, “corajoso” ou “corajosa”.

Billie

O nome neutro Billie é considerado o diminutivo dos nomes de origem germânica William e Wilma. Ele significa “o que deseja proteger”, “protetor corajoso” ou “protetora corajosa”.

Brooke

O nome Brooke tem origem inglesa e é uma variante do nome Brook, que começou a ser utilizado a partir da metade do século XX. Este nome neutro carrega os significados de “ribeiro”, “fluxo” e “aquele que habita nas proximidades de um ribeiro”.

Veja também:

Os melhores nomes unissex com significado para seu bebê!

Nomes diferentes e bonitos para colocar em bebês

Nomes raros com significado especial

Nomes mais lindos para meninos de A a Z

Nomes mais bonitos para meninas de A a Z