Ana Beatriz

Significado do Nome Ana Beatriz

Ana Beatriz: Significa "mulher graciosa que traz felicidade" ou "viajante cheia de graça".

Ana Beatriz é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Ana e Beatriz.

Ana tem origem no nome hebraico Hannah, que quer dizer "graciosa", "cheia de graça".

Seja na forma mais simples ou associado a outros nomes próprios, como Ana Paula ou Ana Luíza, Ana é considerado um dos nomes femininos mais difundidos em todo o Ocidente.

Foi também muito utilizado durante o Império Bizantino e na Idade Média. Foi muito popular entre os cristãos ocidentais em razão do culto à Santa Ana, considerada a mãe de Maria e avó de Jesus, apesar de não haver uma confirmação histórica de tal fato.

Já o nome Beatriz vem do latim Beatrice, derivado de beatus, que significa "a que faz feliz".

Há ainda outra possível origem para Beatriz, através do termo Viatrix, a partir do latim antigo viator, que significa “viajante" ou "peregrino”.

Esta dúvida sobre o elemento que deu origem ao nome Beatriz acontece em razão dos termos “Bea” e “Via” terem pronúncias idênticas no latim antigo. Por esse motivo os dois significados são bastante aceitos.

Através da associação do nome com a palavra do latim beatus, foi muito popular entre os primeiros cristãos por terem relacionado Beatriz com o significado de “abençoada”.

Origem do Nome Ana Beatriz

Origem: Hebraica, Latina

Outras Informações do Nome Ana Beatriz

Ana Beatriz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.