Beatriz

Significado do Nome Beatriz

Beatriz: Significa “a que traz felicidade”, "aquela que faz os outros felizes" ou “viajante”, “peregrina”.

Beatriz tem origem no latim beatus, que significa "feliz", ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes".

Há autores que indicam sua origem no termo viatrix, que do latim antigo viator significa “viajante, peregrino”. Isso decorre do fato de os elementos bea e via terem pronúncias semelhantes no latim antigo.

Foi um nome muito comum entre os primeiros cristãos, os quais podem ter associado o nome ao latim beatus para o relacionar ao significado de “abençoada”.

Popularidade

O nome tornou-se popular através de uma santa martirizada no século IV que tem a igreja de Berhersden, na Inglaterra, em sua homenagem.

Foi inicialmente raro neste mesmo país, onde em 1487 surgiram as formas Beautrice e Bettris, reavivado no século XIX também como Beatrix.

Ganhou notoriedade através da personagem Beatrice Portinari, musa inspiradora do escritor italiano Dante Alighieri na obra “Divina Comédia”.

O poema é dividido em três partes, que representam a Santíssima Trindade. Com três personagens principais, Beatriz representa a personificação da fé. A partir desta obra Beatriz tornou-se símbolo da amante bela, casta e pura.

É um nome comum no nosso país onde as suas portadoras normalmente recebem o apelido de Bia.

Variantes

Apresenta como variantes: Beatrice, em italiano; Béatrice, em francês; e Beatrix, em alemão.

Origem do Nome Beatriz

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Beatriz

Beatriz

Derivações do Nome Beatriz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.