Descubra quais são as principais razões para amar o nome Beatriz!

1. É um nome que significa "aquela que faz os outros felizes"

Tem coisa melhor do que ter essa qualidade num nome? E mais: Beatriz tem outros significados especiais, que são “a que traz felicidade”, “viajante” ou “peregrina”.

Beatriz origina-se do latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou no latim beatus, que significa "feliz". A palavra beatus também costuma ser associada ao significado de “abençoada”, assim Beatriz é um nome que já foi muito utilizado por cristãos, ficando popular no passado por meio de uma santa, que tinha esse nome, martirizada no século IV, em Roma.

No estudo da etimologia da palavra, Beatriz também tem origem no termo do latim viatrix, que significa “viajante" ou "peregrino”.

2. Tem uma sonoridade rara e melódica

Vamos combinar que, quando alguém chama por “Beatriz”, é fácil perceber que o nome está sendo chamado, pois essa palavra tem uma sonoridade rara e incomum.

Além dessa qualidade, Beatriz é um nome super musical, sendo popular em duas músicas brasileiras: Beatriz de Chico Buarque, Edu Lobo e Milton Nascimento. É baseada no poema O Grande Circo Místico de Jorge de Lima e inspirada em Beatriz Portinari, musa de Dante Alighieri. Ouça:

A outra música famosa é Bia, Bia, Beatriz de Ivan Lins. Escute:

3. Tem um apelido curto e carinhoso

Bia é o apelido para esse nome! É uma opção curtinha e meiga, que, por ser também a forma diminutiva de Bianca, tem outras qualidades especiais no seu significado: "poderosa", "forte", "branca", "alva" ou "cândida". Entenda melhor: Bia

4. É um nome nobre usado por rainhas

Rainha Beatriz Guilhermina Armgard: nascida em 1938, foi rainha dos Países Baixos desde 1980 até 2013.

Infanta Beatriz de Bourbon e Battenberg: nascida em 1909 e falecida em 2003, era filha do rei Afonso XIII da Espanha e Vitória Eugênia de Battenberg. Tinha o título de Infanta da Espanha.

Rainha Beatriz de Castela: nascida em 1242 e falecida em 1303, foi rainha de Portugal de 1253 a 1279.

Rainha consorte Beatriz de Hohenstaufen: nascida em 1198 e falecida em 1212, foi, durante o ano de 1212, rainha consorte (esposa) do rei Otão IV.

5. É um nome de brasileiras famosas

Beatriz de Toledo Segall: atriz brasileira que ficou muito famosa no Brasil ao interpretar Odete Roitman no programa Vale Tudo.

Ana Beatriz Barros: modelo brasileira, já fez trabalhos para a L'Oréal e a Victoria's Secret. A personalidade participou, no programa Domingão do Faustão, do quadro Dança dos Famosos 10.

Beatriz Moreira Feres: brasileira, competidora de nado sincronizado ao lado da sua irmã gêmea Branca Feres.

6. Foi o nome da musa do escritor italiano Dante Alighieri na obra “Divina Comédia”

Beatriz Portinari, em italiano Beatrice Portinari, foi uma jovem que inspirou o escritor Dante. Denominando-a de "Beata Beatriz" na sua obra, Dante considerava Beatriz um símbolo da fé.

Filha do banqueiro Folco Portinari, Beatriz era vizinha de Dante e, conforme contam os poucos registros da época, fora apenas um amor platônico do poeta, não tendo se concretizado.

7. Beatriz é super popular no Brasil

Beatriz é um nome bonito e estiloso, tendo virado mais famoso no Brasil a partir da década de 1980. Segundo o IBGE, cerca de 356.351 pessoas no Brasil tinham esse nome no último censo realizado.

É um nome bastante popular em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Confira outros nomes populares no Brasil: Nomes populares: 50 nomes mais comuns no Brasil

8. É um nome conhecido no resto do mundo

Beatriz é nome facilmente reconhecido no resto do mundo, não sendo difícil de ser compreendido por pessoas estrangeiras. Apesar disso, ele tem algumas variações na sua grafia:

Beatrice, em italiano
Béatrice, em francês
Beatrix, em alemão

9. Beatriz combina com vários outros nomes

Um nome que pode ter derivações, especiais para quem gosta de um nome mais completo e diferenciado. Descubra algumas dessas alternativas de nome composto:

Maria Beatriz: a formação de uma nome derivado de origens latina e bíblica. Significa: “senhora soberana que traz felicidade”, “vidente que traz felicidade” ou “senhora soberana viajante” ou “vidente viajante”. Saiba mais: Maria Beatriz

Laura Beatriz: dois nomes fortes e de ótima sonoridade juntos. Significa: “loureiro que traz felicidade”, “viajante vitoriosa”, “peregrina triunfadora”. Veja mais: Laura Beatriz

Ana Beatriz: uma ideia que combina Ana, um nome muito popular no Brasil e em Portugal, com Beatriz. Tem os seguintes significados: "mulher graciosa que traz felicidade" ou "viajante cheia de graça". Entenda melhor: Ana Beatriz

10. Pode gerar lindos acrósticos

Acróstico é uma forma de fazer poesia com cada letra do nome da pessoa, gerando novas palavras ou até mesmo frases. Confira:

Beatriz - acróstico: Bela Elegante Alegre Talentosa Rainha Inteligente Zelosa

Bela
Elegante
Alegre
Talentosa
Rainha
Inteligente
Zelosa

Ou então:

Busca trazer felicidade E alegria para o Ambiente de Todos, estando sempre pronta para viajar e Regressar para o lar. Interessada em saber como todos estão e Zelosa com quem ama.

Busca trazer felicidade
E alegria para o
Ambiente de
Todos, estando sempre pronta para viajar e
Regressar para o lar.
Interessada em saber como todos estão e
Zelosa com quem ama.

Gostou? Compartilha com quem vai amar isto!