Laura Beatriz

Significado do Nome Laura Beatriz

Laura Beatriz: Significa “loureiro que traz felicidade”, “viajante vitoriosa”, “peregrina triunfadora”.

É um nome composto por dois nomes originados no latim, Laura e Beatriz.

Laura é a variante feminina de Lauro, nome originado a partir do latim Laurus, que surgiu através do substantivo laurus, que quer dizer “loureiro, louro”.

O significado de “vitoriosa”, “triunfante”, vem do simbolismo adquirido pelo loureiro na Antiguidade. Ele representava a vitória e a imortalidade e para os antigos romanos simbolizava a glória. A partir das suas folhas eram produzidas “coroas”, que eram dedicadas ao deus Apolo, e na Grécia Antiga eram utilizadas como prêmio aos vencedores das Olimpíadas.

Além dos gregos e romanos, os chineses extraíam do loureiro a droga da imortalidade, e alguns povos do norte da África, recorriam a esta planta como um talismã protetor.

Beatriz surgiu através do latim Beatrice, que deriva do termo beatus “abençoado”, beare “para fazer feliz”, e quer dizer “a que traz felicidade”. Algumas fontes relacionam a origem do nome Beatriz ao termo Viatrix, que tem origem no latim antigo viator, que significa “viajante, peregrino”.

Esta incerteza com relação à verdadeira origem do nome Beatriz, é explicada pela pronúncia semelhante dos elementos “Bia” e “Via” no latim antigo, e por isso, as duas acepções são bem aceitas. Foi muito popular entre os primeiros cristãos, provavelmente por terem associado o seu significado a palavra beatus, que quer dizer “abençoada”.

Origem do Nome Laura Beatriz

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Laura Beatriz

Laura Beatriz

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.