Laura

Significado do Nome Laura

Laura: Significa "loureiro", "vitoriosa", "triunfadora".

Laura tem origem do substantivo latim laurus que significa "loureiro, louro".

Na Antiguidade, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade, bem como para os antigos romanos significava a glória. Na Grécia, era ofertado ao Deus Apolo e com suas folhas eram elaboradas coroas, utilizadas como prêmio dado aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade e, ainda, para heróis, gênios e sábios. Em razão desta utilização, quem dava o nome Laura ou Lauro a seus filhos tinha a intenção de lhe atribuir o significado de "vitorioso(a)", "triunfante".

Laura também é o nome de uma santa espanhola vivida do século IX, uma mulher que se tornou freira após o falecimento do marido, entrando para o mosteiro de Santa Maria de Córdoba. Quando era abadessa foi atirada viva para dentro de um poço pelos muçulmanos, sendo morta no ano de 864.

Na Antiguidade, o loureiro também tinha outros significados além dos relacionados com a vitória. Na Grécia era tida como uma planta com características divinas e era utilizada pelas pitonisas antes da referência aos oráculos. Pitonisas eram mulheres adivinhas, que por adorarem Apolo, conhecido também como Pítio, receberam o nome de pitonisas.

Os chineses utilizavam o loureiro para extrair a "droga da imortalidade" e alguns povos do norte africano, usavam-no como talismã protetor.

Laura é o feminino do nome Lauro.

Origem do Nome Laura

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Laura

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.