Laura

Significado do Nome Laura

Laura: Significa "loureiro", "vitoriosa", "triunfadora".

Laura é o feminino de Lauro e tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro".

Simbologia do Loureiro na Antiguidade

Na Antiguidade, o loureiro simbolizava a vitória e a imortalidade, bem como para os antigos romanos significava a glória. Na Grécia, era ofertado ao Deus Apolo e com suas folhas eram elaboradas coroas, utilizadas como prêmio dado aos vencedores nas Olimpíadas da Antiguidade e, ainda, para heróis, gênios e sábios.

Em razão desta utilização, quem dava o nome Laura ou Lauro a seus filhos tinha a intenção de lhe atribuir o significado de "vitorioso(a)", "triunfante".

O loureiro também tinha outros significados além dos relacionados com a vitória. Na Grécia era tida como uma planta com características divinas e era utilizada pelas pitonisas antes da referência aos oráculos. Pitonisas eram mulheres adivinhas, que por adorarem Apolo, conhecido também como Pítio, receberam o nome de pitonisas.

Ainda hoje a associação entre essa planta e um momento de conquista está presente na nossa cultura. A expressão "colher os louros da vitória" é um exemplo disso.

Popularidade do nome Laura no Brasil

De acordo com o IBGE, o nome Laura começou a se popularizar na década 1990 e continua cada vez mais comum entre os brasileiros. Atualmente no país há 209.844 pessoas com o nome Laura, sendo a maior parte dessas pessoas registradas no Rio Grande do Sul. O nome é o 75º mais popular no Brasil.

Variantes do nome Laura

Alguns dos nomes similares a Laura no Brasil são Laurah, Alaura, Elaura, Ilaura. Outras formas que derivam do nome são: LaurindaLorenaLarissaLoretaLuara. O nome possui, ainda, diversas variações em outros países como Lora (Itália), Lavra, (Eslovênia) e Laurette (França).

Alguns nomes compostos populares e que incluem o nome Laura são: Ana LauraLaura Beatriz e Maria Laura.

Personalidade do nome Laura

De acordo com a numerologia, o nome Laura indica um grande amor pela liberdade, a mudança, e os diferentes caminhos que a vida proporciona. Meninas chamadas Laura são normalmente felizes, criativas, otimistas e trabalham duro para atingirem seus objetivos.

O próprio significado do nome também indica a personalidade forte e guerreira das meninas com esse nome.

Personalidades Históricas

Santa Laura (ou Laura de Córdoba)

É o nome de uma santa espanhola vivida do século IX, uma mulher que se tornou freira após o falecimento do marido, entrando para o mosteiro de Santa Maria de Córdoba. Quando era abadessa foi atirada viva para dentro de um poço pelos muçulmanos, sendo morta no ano de 864.

Laura de Noves

É uma mulher francesa que nasceu em 1310. Ela se tornou conhecida por ser, aparentemente, a musa que inspirou os versos do poeta italiano Francisco Petrarca, considerado o inventor do soneto. A história conta que Petrarca, ao ver Laura em uma igreja, se apaixonou perdidamente por ela, e lhe dedicou dezenas de poemas, que ficaram registrados em uma coleção intitulada de lI Canzoniere.

Laura Secord​​​​​​​

Ela foi uma heroína canadense durante a guerra de 1812. Ficou conhecida por ter andado cerca de 32km de um território ocupado pelas forças americanas para avisar aos britânicos sobre um ataque que estava previsto pelas forças inimigas. A história e legado de Laura Secord são até hoje muito respeitados pelos canadenses.​​​​​​​

Quer mais? Veja: Os principais motivos para amar o nome Laura.

Origem do Nome Laura

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Laura

Laura

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.