Laura é um nome popular ao redor do mundo, melódico, que fica ótimo em combinações e com um significado muito especial. Devido a isso, separamos os 6 motivos para amar o nome Laura!

1. Laura significa vitoriosa, triunfadora, a que vence

O primeiro motivo para você amar esse nome é porque ele simboliza vitória, triunfo e glória.

Laura vem do latim laurus, que se refere a "loureiro, louro". As folhas de louro eram usadas na Roma Antiga para criar coroas que eram oferecidas como símbolo de vitória e conquista. A prática também era comum na Grécia, quando as folhas de louro era usadas para premiar, por exemplo, os vencedores das Olimpíadas da Antiguidade.

Ainda hoje a associação entre essa planta e um momento de conquista está presente na nossa cultura. A expressão "colher os louros da vitória" é um exemplo disso.

2. Ele apresenta uma sonoridade doce, suave e melódica

Sendo um nome curtinho, Laura carrega uma sonoridade doce e delicada, além de ser fácil de soletrar em qualquer língua.

Inclusive Laura está no embalo de diversas músicas, como a do cantor norte-americano Gregory Porter, chamada "Hey Laura", na canção romântica de Tom Jones, "Laura (What's He Got That I Ain't Got)" e até mesmo na tão conhecida e amada "Lady Laura", uma homenagem que o cantor Roberto Carlos fez a sua mãe, chamada Laura Moreira Braga. Você consegue ouvir o quão melódico e elegante esse nome é?

3. O nome fica lindo em composições como Ana Laura, Laura Beatriz ou Maria Laura

O que praticamente todo brasileiro ama é compor dois nomes próprios, sendo que Laura é ideal em diversas combinações, como, por exemplo, Ana Laura, que significa "mulher graciosa e vitoriosa", Laura Beatriz, que quer dizer “viajante vitoriosa” e Maria Laura, que é “senhora soberana vitoriosa”.

Além disso, a partir do nome Laura surgiram derivações muito lindas: Laurinda, Lorena, Larissa, Loreta, Luara. Sem falar nos apelidos carinhosos, que são Laurinha, Lau e Lalá.

Você pode ver outras variações do nome Laura.

4. O nome Laura está presente em diferentes países e línguas

Para os fãs de nomes populares, Laura faz o maior sucesso ao redor do mundo, em idiomas como: Catalão, Croata, Tcheco, Dinamarquês, Holandês, Inglês, Estoniano, Finlandês, Francês, Alemão, Húngaro, Italiano, Letão, Lituano, Norueguês, Polonês, Português, Romeno, Russo, Eslovaco, Esloveno, Espanhol e Sueco.

Além disso, ele é considerado um nome atemporal, que sempre faz parte das tendências.

O nome é o 75º mais popular no Brasil. Contabilizando até o ano de 2019, há 209.844 pessoas com o nome Laura, sendo a maior parte delas registradas no Rio Grande do Sul.

5. A história está cheia de Lauras fortes e inspiradoras

Uma das personalidades mais famosas com o nome Laura foi Santa Laura (ou Laura de Córdoba), uma freira espanhola do século IX que foi jogada viva pelos mouros dentro de um barril com chumbo fervente. Depois do seu falecimento, ela foi transformada em santa na cidade de Córdoba, onde nasceu.

Laura de Noves foi uma mulher francesa que nasceu em 1310. Ela se tornou conhecida por ser, aparentemente, a musa que inspirou os versos do poeta italiano Francisco Petrarca, considerado o inventor do soneto. A história conta que Petrarca, ao ver Laura em uma igreja, se apaixonou perdidamente por ela, e lhe dedicou dezenas de poemas, que ficaram registrados em uma coleção intitulada de lI Canzoniere.

Laura Secord foi uma heroína canadense durante a guerra de 1812. Ela ficou conhecida por ter andado cerca de 32km de um território ocupado pelas forças americanas para avisar aos britânicos sobre um ataque que estava previsto pelas forças inimigas. A história e legado de Laura Secord são até hoje muito respeitados pelos canadenses.

6. As Lauras famosas que você certamente conhece

A primeira é a consagrada atriz Laura Cardoso, que tem mais de 70 anos de profissão, além de apresentar mais de 20 novelas e filmes em seu currículo. As mais importantes e conhecidas são: Fera Radical (1988), Rainha da Sucata (1990), Mulheres de Areia (1993), A Padroeira (2001), Chocolate com Pimenta (2003), entre outras.

A segunda personalidade é a cantora italiana Laura Pausini, que emplacou sucessos como "La Solitudine" e "Strani Amori" no Brasil.

A última pessoa famosa é a atriz e modelo Laura Neiva, que alcançou bastante sucesso no remake da novela Saramandaia (2013).

Algo interessante de se falar é que você pode criar lindos acrósticos com o nome Laura, é só pegar cada letra e pôr na vertical, e depois compor palavras ou frases. Separamos dois exemplos:

6 motivos para amar o nome Laura

Linda
Amável
Ungida
Radiante
Amiga

6 motivos para amar o nome Laura

Lindas, vitoriosas e triunfadoras,
As Lauras da vida carregam
Uma coroa de louros na cabeça,
Revolucionárias, estão prontas para qualquer batalha
Ajudando sempre as pessoas que amam.