Ana Lara

Significado do Nome Ana Lara

Ana Lara: Significa "muda graciosa", ou "falante cheia de graça", ou "mulher graciosa que vem da acrópole", ou ainda "mulher vitoriosa cheia de graça".

É um nome composto por dois nomes de origens distintas, Ana e Lara.

O nome Ana tem origem no hebraico Hannah, que chegou ao latim na forma Anna, e quer dizer "graciosa, cheia de graça".

É um dos nomes femininos mais difundidos do Ocidente, tanto através da sua forma básica, como acompanhado com ou nome próprio como em Ana Lara, por exemplo.

É um nome bíblico, citado através de pelo menos três personagens diferentes. Foi um nome muito comum no Império Bizantino, chegando aos cristãos ocidentais na Idade Média, principalmente por influência da veneração à Santa Ana, considerada a mãe da Virgem Maria, apesar de tal informação não ser confirmada pelos historiadores.

Lara é um nome de origem obscura, que possivelmente surgiu a partir do grego lara, que quer dizer literalmente "muda". Alguns autores associam a origem de Lara como uma variante de Larunda​, um nome mitológico surgido através do vocábulo grego lalein, que quer dizer "falar", levando à Lara o significado de "falante".

Há também a possibilidade de Lara ter sido originado como uma variante russa de Larissa, que surgiu a partir do grego Lárissa​, que significa literalmente "da acrópole".

O nome Lara ainda pode ter sido originado através da forma islandesa de Laura, versão feminina de Lauro, que tem origem no latim laurus​, que quer dizer "loureiro, louro" e por extensão tem o significado de "vitorioso, triunfador".

Origem do Nome Ana Lara

Origem: Grega, Hebraica, Latina, Russa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ana Lara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.