Lara

Significado do Nome Lara

Lara: Significa "muda"; "falante"; "da acrópole" ou, ainda, "loureiro", "vitoriosa".

Lara é considerado um nome de origem incerta, provavelmente derivado do grego lara, que quer dizer literalmente "muda".

Na mitologia grega, Lara era uma ninfa também chamada de Tácita ou Muta, que informou Juno das infidelidades de Júpiter. Este cortou-lhe a língua e mandou Mercúrio levá-la para o inferno.

Mercúrio acabou se apaixonando por Lara e ela deu à luz aos dois "lares". Esse era o nome dado aos deuses domésticos protetores dos lares, das ruas, dos caminhos, das culturas e dos campos.

Há algumas fontes que relacionam a origem de Lara como uma variante de Larunda. Larunda é um nome mitológico proveniente de outro termo grego, lalein, que significa "falar", dando o significado de "falante".

Pode ainda ser associado como a variante russa, ou o diminutivo, de Larissa, o qual tem origem no nome grego Lárissa, que quer dizer literalmente "da acrópole".

Ainda pode ter sido originada como a versão islandesa de Laura, variante feminina de Lauro, que surgiu a partir do latim laurus e significa "loureiro, louro", por extensão "vitoriosa, triunfadora".

No Brasil, onde as meninas registradas com esse nome feminino podem ser afetivamente chamadas de Lala ou Larinha.

Lara costuma ser utilizado como composto de outros nomes, tal como Ana Lara.

Origem do Nome Lara

Origem: Grega, Latina, Russa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Lara

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.