Augusto

Significado do Nome Augusto

Augusto: Significa “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”.

Tem origem no latim Augustus, que quer dizer “sagrado”, “consagrado”, “extraordinário”, provavelmente derivado da palavra augere, que significa “aumentar”.

Assim, este bonito nome masculino carrega consigo características de excelência.

O nome Augusto foi um título acrescentado aos imperadores romanos com a intenção de adicionar a ideia de que seriam seres sagrados.

O título foi utilizado inicialmente pelo primeiro imperador romano, Caio Otaviano Júlio Turino. Esse imperador passou a se chamar Caio Júlio César Otaviano Augusto, mais conhecido como Otaviano, Otávio Augusto ou simplesmente Augusto.

Augusto era sobrinho-neto de Júlio César, que o adotou como filho herdeiro em testamento.

Ele ficou conhecido como o imperador que permaneceu mais tempo no poder (44 anos). Esse período ficou marcado inicialmente pela Pax Romana “Paz Romana”, uma temporada de paz onde não houve invasões bárbaras.

O mês de agosto foi nomeado, desta forma, em homenagem a Augusto, que faleceu neste mês, chamado anteriormente sextilis.

Destaca-se, ainda, o filósofo francês Auguste Comte (1798-1857), o fundador da Sociologia.

Na Polônia, o nome chegou a ser adotado por três reis poloneses. Na forma feminina, algumas imperatrizes também utilizaram o título “Augusta”. 

Chegou à Inglaterra através da Casa de Hanôver no início do século XVIII, tornando-se muito popular entre os falantes da língua inglesa. Em Portugal, apareceu no Almanaque Estatístico de Lisboa em 1838.

Origem do Nome Augusto

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Augusto

Locais com o Nome Augusto

Outras Informações do Nome Augusto

Augusto

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.