Ezequiel

Significado do Nome Ezequiel

Ezequiel: Significa "Deus fortalece" ou "Deus vai fortalecer".

Ezequiel é um nome de origem hebraica, originalmente Yehezhell. Seu significado é formado pela junção dos elementos hazáq, que significa "ele era forte", e que surge da palavra hézek, que significa "força". El, por sua vez, significa "Deus".

O nome chega até à língua portuguesa através do latim Ezechiel, que é utilizado como sua forma variante.

Ezequiel é o nome de um profeta, que também é o nome de um livro da Bíblia. É considerado um dos mais importantes profetas mencionados na Escritura Sagrada.

No Antigo Testamento, a história de Ezequiel conta que ele passou 22 anos de sua vida tendo visões proféticas. Isso teria acontecido enquanto o mesmo esteve exilado na cidade da Babilônia.

Por esse motivo, esse profeta é considerado o percursor das visões apocalípticas.

Trata-se de um nome categorizado como teofórico, uma vez que é um nome bíblico que contém o nome de Deus incorporado.

Ezequiel é um nome masculino bastante popular como nome de batismo no Brasil. No Censo Demográfico 2010 o número de registros era superior a 60 mil.

As pessoas batizadas com este nome costumam receber alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares próximos, como Zaque ou Zeque, Zeck, por exemplo.

Origem do Nome Ezequiel

Origem: Hebraica, Bíblica

Outras Informações do Nome Ezequiel

Ezequiel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.