João

Significado do Nome João

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

O nome João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.

É um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos.

João possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo, por exemplo: Juan, em espanhol, Giovanni, em italiano, Sean, em irlandês.

Sua popularidade certamente foi influenciada por dois personagens bíblicos mencionados no Novo Testamento.

Um deles é João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus. São João Batista é considerado como o precursor de Jesus Cristo pelos cristãos ortodoxos.

O outro personagem bíblico com este nome é o apóstolo João, também conhecido como São João Evangelista, um dos doze apóstolos de Jesus que mais viveu.

Muitas vezes caracterizado como o preferido do Messias, ele é autor do livro de Apocalipse e não foi martirizado como a maioria dos outros apóstolos.

O nome foi encontrado em Portugal pela primeira vez em documentos datados do século IX, na forma Ioannes. Na Inglaterra foi bastante popular durante a Idade Média e no final deste período denominava quase um quinto dos pequenos ingleses.

Atualmente, João é um nome que costuma ser utilizado em composição com outro, como João Maria, João Henrique ou João Paulo

Joana é o seu feminino.

Origem do Nome João

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome João

Locais com o Nome João

Outras Informações do Nome João

João

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.