Diana

Significado do Nome Diana

Diana: Significa “divina”, “aquela que ilumina”.

O nome Diana tem origem do latim Diana, derivado do termo dius, que quer dizer literalmente “divina”.

Teve como forma no latim arcaico a versão Diviana, que significa “da natureza de Divia”. Divia, Diana, é a deusa da Lua, da caça e das florestas (equivalente a Ártemis, na mitologia grega), significa “aquela que ilumina”.

Tem sido usado como um nome próprio desde o Renascimento e foi encontrado na Inglaterra por volta do século XVI.

Tornou-se mais popular nos países de língua inglesa, através da personagem Diana Vernon, inserida do romance do escritor inglês Sir Walter Scott, intitulado “Rob Roy”.

O nome ficou mundialmente famoso através da princesa Diana de Gales, conhecida como Lady Di. Diana foi a primeira esposa do príncipe Charles e é a mãe dos príncipes William e Harry.

Sua morte trágica a partir de um acidente de carro em 1997 chocou o mundo, popularizando ainda mais o nome Diana, muito comum tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos.

Em alusão à "princesa do povo", forma como também era conhecida a princesa Diana, as meninas registradas com esse nome passaram a ser afetivamente chamadas de Lady Di.

Além da língua portuguesa, o nome é utilizado desta forma nos idiomas espanhol, italiano, francês e alemão.

Origem do Nome Diana

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Diana

Diana

Derivações do Nome Diana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.