Luana

Significado do Nome Luana

Luana: Significa “a reluzente”; “combatente gloriosa cheia de graça”, “guerreira famosa e graciosa”; “calma”, “relaxada”, “descansada”.

Luana é um nome com três possibilidades de origem. Uma através da variante romena de Helena, nome originado no grego Heléne, que quer dizer “tocha”, derivado de hélê, “raio de sol”, e significa “a reluzente", "resplandecente”.

Para os romenos, Luana é uma personagem mitológica importante. Dependendo da região, pode ser conhecida como uma heroína cuja missão era ensinar as pessoas a escrever.

Pode ainda ser representada por uma princesa vinda de terras estrangeiras e que se apaixonou por um jovem camponês nativo.

Há também a possibilidade do nome Luana ter se originado a partir do inglês, na junção dos nomes Lou e Anna.

O primeiro é um apelido de Louis ou Louise, ambos variantes de Luís, nome originado no germânico, que significa “combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra”.

Já o nome Anna é a versão inglesa de Ana, vindo do hebraico, que significa “graciosa", "cheia de graça”. Por esta acepção, Luana pode significar “combatente gloriosa cheia de graça, "guerreira famosa e graciosa" ou "mulher graciosa famosa no combate”.

Existe ainda um significado vindo do havaiano que quer dizer “calma", "relaxada", "descansada", "desocupada" ou "livre”.

No Brasil, Luana é um nome feminino bastante comum. As pessoas batizadas com este nome podem ser afetivamente chamadas de Ana, Lua ou Lu.

Origem do Nome Luana

Origem: Inglesa, Havaiana, Romena

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Luana

Outras Informações do Nome Luana

Derivações do Nome Luana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.