Verônica

Significado do Nome Verônica

Verônica: Significa “portadora da vitória” ou "imagem verdadeira".

É uma forma latinizada de Berenice, nome originado no grego Berenike, versão macedônia de Phereníke.

Seu significado "portadora da vitória" decorre da junção dos elementos phéro, que significa “trazer”, e níke, que quer dizer “vitória”.

Trata-se de um bonito nome feminino que reflete sucesso, triunfo.

O nascimento de um filho pode ser motivo de vitória para os pais, quer por alguma dificuldade vivida por ambos, quer pelo trabalho de parto. Nesse sentido, a descendente seria a portadora ou aquela que traz a vitória aos seus ascendentes.

Há estudiosos da onomástica que também relacionam a origem do nome Verônica ao latim Veronica. Com o significado de "imagem verdadeira", resulta da junção dos termos vera, que significa "verdadeira", e icona, que quer dizer "imagem".

São suas variantes: Veronique, em francês, e Veronica ou Veronika, em inglês.

Verônica é o nome da personagem bíblica que teria limpado com um véu o rosto de Jesus ao longo do caminho para o Calvário onde ele foi crucificado. Nesse véu teria ficado impresso o rosto de Jesus.

Verônica Giuliani (1660-1727) é o nome de uma santa que morreu em decorrência do aparecimento milagroso em seu corpo de chagas tais como as de Cristo.

Era uma freira humilde, devota e exemplo de amor. Morreu numa sexta-feira santa, em 1727. A igreja comemora sua festa no dia 9 de julho.

Origem do Nome Verônica

Origem: Grega, Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Verônica

Verônica

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.