Matilde

Significado do Nome Matilde

Matilde: Significa "força na batalha" ou "guerreira forte".

A origem de Matilde é germânica, a partir de Mahthildis, que une os elementos maht, que significa "força" e hild, que quer dizer "batalha, combate" e significa "força na batalha, guerreira forte".

O nome chegou à Inglaterra através da conquista normanda, com a esposa do rei Guilherme I da Inglaterra, conhecido como "o Conquistador". Foi um nome muito comum neste país nos século XII e XIII, perdendo popularidade no século XV e sendo revivido no século XIX através do poema "Maud", uma versão vernacular comum no século XV, do poeta inglês Alfred Tennyson.

Matilde de Ringelheim, conhecida apenas por Santa Matilde, foi o nome de uma santa alemã vivida no século IX que foi casada com Henrique I, duque da Saxônia que posteriormente tornou-se rei da Alemanha.

Outra santa bastante popular é Santa Matilde de Hackeborn, principalmente na Alemanha, região onde supostamente nasceu em 1240.

Muitas imperatrizes e rainhas ficaram marcadas na história sob o nome de Matilde, como por exemplo: Matilde de Flandres e Matilde I de Bolonha, que foram rainhas consorte da Inglaterra.

A variante Matilda é bastante utilizada nos países de língua latina e em algumas culturas anglo-saxônicas. 

Origem do Nome Matilde

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Matilde

Matilde

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.