Marcos

Significado do Nome Marcos

Marcos: Significa “guerreiro”, “dedicado a Marte”.

O nome Marcos tem origem no latim Marcus, que deriva de Mars “Marte”, o deus romano da guerra, e significa “relativo a Marte” ou “guerreiro”. 

A variante do nome Martius era utilizada pelos guerreiros romanos para invocar Júpiter, deus romano do dia, equivalente ao deus grego Zeus, no início das batalhas. Júpiter é considerado, na mitologia romana, o pai do deus Marte.

Estamos, sem dúvida, diante de um bonito nome predominantemente masculino que carrega as qualidades inerentes aos guerreiros, tal como a coragem.

Marcos é o nome de uma personalidade bíblica conhecida no mundo contemporâneo como São Marcos Evangelista, discípulo do apóstolo Paulo. É considerado o autor de um dos Evangelhos e é venerado como santo em várias religiões cristãs. 

Outra figura histórica de destaque é César Marco Aurélio Antonino Augusto (121-180), o imperador e filósofo romano conhecido como Marco Aurélio. 

O nome Marcos é bastante comum na onomástica e é utilizado com a mesma forma em espanhol. Existem variantes também em outras línguas: ​Marco, em italiano; Marc, em francês e Markus, em alemão. A variante inglesa Mark foi muito popular na Inglaterra durante a Idade Média.

O nome Márcio e Marco têm a mesma origem de Marcos, e podem ser considerados suas variantes.

Origem do Nome Marcos

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Marcos

Outras Informações do Nome Marcos

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.