João Marcos

Significado do Nome João Marcos

João Marcos: Significa “Deus guerreiro cheio de graça”.

João Marcos é composto por dois nomes de origens diferentes, João e Marcos.

João vem do hebraico Iohanan, a partir da união de Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”, e significa “Deus é cheio de graça” ou "Deus perdoa".

É até hoje um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos. É um nome que possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo.

Marcos, por sua vez, tem origem no latim Marcus, derivado de Mars “Marte”, o deus romano da guerra, e significa “relativo a Marte” ou “guerreiro”.

A variante inglesa Mark, bastante comum em nomes próprios da língua inglesa, foi muito popular na Inglaterra durante a Idade Média.

A variante do nome Martius era utilizada pelos guerreiros romanos para invocarem Júpiter, deus romano do dia, equivalente ao deus grego Zeus, no início das batalhas. Júpiter é considerado, na mitologia romana, o pai do deus Marte.

O nome Marcos é bastante comum na onomástica - ciência responsável em estudar a origem e etimologia dos nomes próprios - da língua portuguesa. Em Portugal e no Brasil, por exemplo, este é um nome bastante comum. 

Origem do Nome João Marcos

Origem: Hebraica, Latina

Famosos com o Nome João Marcos

Outras Informações do Nome João Marcos

João Marcos

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.