João Lucas

Significado do Nome João Lucas

João Lucas: Significa "o luminoso abençoado por Deus".

João Lucas é, sem dúvida, um bonito nome composto que é formado por um nome de origem hebraica e outro de origem grega. Ele reflete a proteção divina.

João é um nome que tem origem no hebraico Yochanan, que significa "Deus é cheio de graça" ou "agraciado por Deus".

É até hoje um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos. É um nome que possui, pelo menos, uma versão em diversas línguas.

Sua popularidade certamente foi influenciada por dois personagens bíblicos mencionados no Novo Testamento. Um deles é João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus. São João Batista é considerado pelos cristãos ortodoxos como o precursor de Jesus Cristo.

Lucas é um nome de origem grega - Loukás - que quer dizer "o que vem da cidade da luz", "o luminoso".

Lucas também pode significar "o que veio de Lucânia", conhecida como a "cidade da luz", no contexto bíblico. Lucânia foi nome de uma região situada no sul da Itália entre o Mar Tirreno e o Golfo de Taranto.

Surgiu na Inglaterra por volta do século XII, nas formas Luka e Luke, que deram origem a diversos sobrenomes, e tornou-se muito comum entres os cristãos de todo mundo através de várias grafias.

É nome de uma personagem bíblico, autor do terceiro evangelho que leva seu nome. Lucas era um médico que foi convertido ao cristianismo pelo apóstolo Paulo, e foi um companheiro dele por muito tempo em suas viagens missionárias. É mencionado por São Paulo como “o médico amado” e também pode ser citado como pintor. São Lucas é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

Origem do Nome João Lucas

Origem: Grega, Hebraica, Bíblica

Famosos com o Nome João Lucas

Outras Informações do Nome João Lucas

João Lucas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.