Vicente

Significado do Nome Vicente

Vicente: Significa "o que está vencendo", “o que vence”, “aquele que conquista”, “vencedor, conquistador”.

Vicente é originado a partir do nome em latim Vincentius, deriva de vincente, particípio passado do verbo vincere, que significa “vencer”. Como vencer é um verbo de ação, vincente quer dizer literalmente “vencendo” ou “o que está vencendo” e, por extensão, a ele também é atribuído o significado de “vencedor”.

Este foi um nome muito popular entre os primeiros cristãos, e tem sido usado na Inglaterra desde o século XIII, onde se tornou bastante comum a partir do século XIX. Foi encontrado em Portugal em documentos datados de 1172, na variante Vicentius e apareceu no século XVIII através da forma arcaica Vincente, muito utilizada nesta época.

Foi nome de vários santos, dos quais se destaca São Vicente de Saragoça, um dos santos mais reverenciados pela Igreja latina. Ele foi um dos primeiros cristãos a ser martirizado pela perseguição do imperador romano Diocleciano, por não ter ofertado sacrifícios aos deuses pagãos.

Também é nome do pintor neerlandês que viveu entre os anos de 1853 e 1890 -Vincent van Gogh. Van Gogh influenciou diversas vertentes da arte do século XIX e é reconhecido como um dos mais importantes pintores de todos os tempos.

Origem do Nome Vicente

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Vicente

Outras Informações do Nome Vicente

Vicente

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.