Matheus

Significado do Nome Matheus

Matheus: Significa "dom de Deus", "dom de Javé", "presente de Deus", "dádiva de Deus".

Matheus é uma variante do nome Mateus, este originado no hebraico Mattiyyah, chegou até à língua portuguesa através do latim Mattaeus. Significa "dom de Deus".

Matheus é uma das formas que surge atualmente dos nomes que se traduziriam em português como Matitias ou Matatias.

Era o nome de um dos doze apóstolos que seguiram Jesus Cristo durante três anos. Antes disso, no entanto, Matheus era conhecido por ter sido coletor de impostos em Jerusalém. Os evangelhos contam que ele também era chamado de Levi, filho de Alfeu.

Mateus é o autor de um dos quatro evangelhos da Bíblia.

O nome teria sido introduzido na Inglaterra pelos normandos, através das formas medievais Mathiu e Matheu. Como um nome inglês tem sido adotado desde a Idade Média, mas tornou-se mais popular após a Reforma Protestante, influenciado pela versão grega Matthias.

As primeiras versões do nome em português foram encontradas em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI.

Matheus, assim como sua variante Mateus, são nomes bastante comuns no Brasil. Este ainda pode aparecer em junção de outro, formando um nome próprio composto, tais como Thiago Matheus ou Lucas Matheus.

Origem do Nome Matheus

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Matheus

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.