Mateus

Significado do Nome Mateus

Mateus: Significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”.

Mateus é um nome masculino originado a partir do hebraico Mattiyyah. Trata-se de uma redução do nome Mathathiah, que chegou até à língua portuguesa a partir do latim Mataeus. Significa “dom de Deus", "presente de Deus" ou "dádiva de Deus”.

Mateus é nome de um personagem bíblico, mencionado como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

Ele era um cobrador de impostos da época de Herodes em Cafarnaum, e foi convidado por Jesus para segui-lo. O pedido foi aceito e o apóstolo acompanhou Jesus até o fim da sua vida, pregando por onde passava que Jesus era o Messias.

Também é considerado o autor de um dos livros da Bíblia que leva o seu nome. É muitas vezes mencionado como Levi, filho de Alfeu.

Em virtude da sua antiga profissão, São Mateus é o padroeiro dos contadores e dos auditores fiscais e tem como principal templo a Catedral de Salermo na Itália.

O nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, através das formas medievais Mathiu e Matheu. Como um nome inglês, tem sido adotado desde a Idade Média, mas tornou-se mais popular após a Reforma Protestante, influenciado pela versão grega Matthias.

Em Portugal foi encontrado em documentos datados da primeira metade do século XVI.

Origem do Nome Mateus

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Mateus

Outras Informações do Nome Mateus

Derivações do Nome Mateus

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.