Valentina

Significado do Nome Valentina

Valentina: Significa “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, Valentino, que tem origem no nome do latim Valentinus, um diminutivo de valens, valentis, que quer dizer “valente, forte, vigoroso, cheio de saúde”.

É um nome muito popular na Rússia, que tem como uma das personalidades mais conhecidas a primeira mulher a visitar o espaço, a cosmonauta Valentina Tereshkova, cuja missão de sucesso ocorrida em junho de 1963 concedeu-lhe destaque como heroína do seu país.

Trata-se de um bonito nome predominantemente feminino que carrega consigo atributos de destaque, e cujas mulheres assim registradas costumam ser afetivamente chamadas de Tina.

A versão masculina do nome, Valentim, ​foi encontrada em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI.

Valentim é o nome do santo que foi martirizado no dia 14 de fevereiro, dia em que a maior parte do mundo comemora o Dia dos Namorados. Após o imperador Cláudio II proibir que os homens se casassem, o prebítero Valentim realizava, clandestinamente, casamentos de casais apaixonados, motivo pelo qual foi preso e condenado à morte.

Valentina é um nome bastante comum nos países de língua latina e anglo-saxônica, podendo aparecer também como um nome composto, tal como Maria Valentina

Origem do Nome Valentina

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Valentina

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.