Valéria

Significado do Nome Valéria

Valéria: Significa “valente”, “forte”, "saudável" ou "cheia de saúde".

Valéria tem origem a partir do latim Valeria, que deriva da raiz valere​, que quer dizer "ter saúde". Por extensão, o nome tem o significado "saudável” ou “cheia de saúde".

Surgiu através de um nome de família romano Valerius e ficou marcado como o nome de uma santa do século I, conhecida como Valéria de Milão.

Valéria, esposa de São Vital, era mãe de São Gervásio e de São Protásio. Ela foi martirizada por ter sido encontrada enterrando os corpos de cristãos que tinham sido torturados em defesa da sua fé.

O nome foi adotado pela primeira vez por falantes da língua inglesa no século XVII sob a forma Valeria. Dois séculos depois tornou-se muito mais comum a versão Valerie, inspirada na variante francesa Valerie​.

Uma das figuras históricas mais famosas com este nome é Galéria Valéria, imperatriz-consorte romana, casada com o Imperador Galério.

No Brasil, Valéria é um nome feminino bastante popular. As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Val e Lela, por exemplo.

O nome Valéria é comumente utilizado na Rússia, Itália, Romênia, Hungria, Espanha, Grécia e países da América Latina.

Valério é sua forma masculina.

Origem do Nome Valéria

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Valéria

Valéria

Derivações do Nome Valéria

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.