Irene

Significado do Nome Irene

Irene: Significa "a pacificadora", "a pacífica".

Vem do nome grego Eiréne, a partir da palavra eiréne, que quer dizer "paz". Por extensão é atribuído o significado de "a que traz a paz" ou "a pacificadora”.

Trata-se de um nome muito bonito, especialmente em virtude do seu significado.

Personalidades

Era o nome de uma deusa grega que personificava a paz, e foi também o nome de muitas santas nos primeiros séculos.

Foi nome da Imperatriz do Império Bizantino Irene Sarantapecina, conhecida também como Irene de Atenas, a primeira mulher a liderar um império.

Irene Joliot-Curie (1897-1956), filha de Marie Curie (a primeira mulher a ganhar um Nobel), recebeu o Prêmio Nobel de Química com seu marido em 1935.

Popularidade

Há milhares de registros com esse nome no Brasil, embora desde a década de 50 a sua popularidade tenha reduzido gradualmente.

De acordo com o Censo Demográfico 2010 eram mais de 136 mil as suas portadoras. Paraná era o estado que apresentava a maior taxa de incidência.

Variantes e forma masculina

Apresenta as seguintes variantes em português: Herena, Irênia, Reni, Irina. Além dessas, também são registradas algumas variantes gráficas, tais como Hirene e Yrene.

Sua forma masculina é Irênio e Irino.

Origem do Nome Irene

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Irene

Irene

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.