Guilherme

Significado do Nome Guilherme

Guilherme: Significa “protetor decidido” ou “protetor corajoso”.

Guilherme tem origem no nome germânico Willahelm, composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer “vontade, desejo”, e helm, hilms, que quer dizer “proteção, capacete”. Significa “protetor decidido" ou "protetor corajoso”.

Há estudiosos que atribuem outro significado possível para Guilherme, proveniente também do germânico. Significa “aquele que se encontra sob a proteção de Vili”, onde Vili seria um deus nórdico e germânico, irmão de Odin.

O nome foi introduzido na Inglaterra pelos normandos por volta do século XI, nas formas Guilielm e Guillaume. Tornou-se mais conhecido, no entanto, através do primeiro rei normando da Inglaterra, Guilherme, o Conquistador.

Foi o nome masculino mais popular no país durante a Idade Média, sendo ultrapassado posteriormente por John, versão inglesa de João. Em Portugal foi encontrado em obras datadas do século XIII, e também foi visto sob a forma arcaica Villelmus.

A variante inglesa William também ficou conhecida mundialmente através do dramaturgo inglês William Shakespeare, o maior escritor da língua inglesa e o maior dramaturgo de todos os tempos.

Vivido entre os anos de 1564 e 1616, suas obras são populares até hoje, transformadas inúmeras vezes para o cinema, televisão e teatro. Suas peças foram representadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo.

Origem do Nome Guilherme

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Guilherme

Outras Informações do Nome Guilherme

Guilherme

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.