Igor

Significado do Nome Igor

Igor: Significa "o que trabalha a terra", "agricultor" ou “guerreiro do deus Yngvi”.

Igor é considerado uma variante russa de Jorge, nome de origem grega.

Jorge surge do grego Geórgios, a partir da palavra georgós, composta pelos elementos ge, que significa "terra", e erghon, que quer dizer "trabalho". O nome tem o sentido de “aquele que trabalha na terra, agricultor”.

Há autores que atribuem outra origem para o nome. Trata-se da forma russa do nórdico Yngvarr, composto pela união dos elementos Yngvi, nome de um deus germânico, e arr, que quer dizer “guerreiro”. Desta forma, Igor teria o significado de “guerreiro do deus Yngvi”.

O nome Yngvi possivelmente surgiu a partir do nórdico antigo Ing, um nome alternativo para o deus Yngvi-Freyr, que tem origem no germânico Ingwaz, que significa “ancestral”.

Ingwaz é nome de um deus conhecido como o ancestral da família real da Suécia, a quem é atribuído o poder da fertilidade e da prosperidade. Algumas fontes o relacionam como uma reencarnação do deus Freyr.

O nome Igor foi levado à Rússia pelos Vikings no século X e foi popularizado através da ópera “O Príncipe Igor”, do compositor russo Aleksandr Borodin.

Entre as personalidades mais conhecidas com este nome, destaca-se o compositor e maestro russo Igor Stravinski, considerado um dos mais importantes do século XX.

Origem do Nome Igor

Origem: Grega, Russa, Nórdica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Igor

Igor

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.