Arthur

Significado do Nome Arthur

Arthur: Significa “pedra” ou “grande urso”.

Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do termo artwa, que quer dizer literalmente “pedra”.

Outra possibilidade seria a união dos elementos art, que quer dizer “urso” e ur, que significa “grande”.

A primeira teoria está relacionada com a lenda da espada retirada da pedra pelo Rei Arthur, personagem conhecido através da fábula dos “Cavaleiros da Távola Redonda”, que provavelmente está ligado ao surgimento do nome pela primeira vez no século VII.

Apesar das controvérsias em torno da existência ou não do Rei Arthur, ele é um personagem muito importante do folclore britânico, mas até hoje ainda há muitos debates sobre a veracidade da sua existência.

O nome foi adotado pelos judeus para substituir Abraão, que se inicia com a mesma letra. Na Inglaterra, passou a ser utilizado somente na Idade Média, influenciado principalmente pelos romances arturianos, tornando-se muito popular naquele país no século XIX.

Há ainda outra vertente que relaciona a origem de Arthur com o nome de família romana obscura Astorius.

A versão com a letra “h” também é utilizada desta forma por falantes da língua francesa, inglesa, holandesa e nórdica. No Brasil também tem como variante muito popular a forma Artur, sem o “h”.

Pessoas batizadas com este nome podem recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Tutu ou Rei.

Origem do Nome Arthur

Origem: Celta

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Arthur

Locais com o Nome Arthur

Outras Informações do Nome Arthur

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.