Nomes universais femininos | Nomes de universais masculinos

Fizemos uma seleção de nomes que são populares ao redor do mundo. Por serem comuns a diferentes países ou pela fácil pronúncia, podem ser facilmente entendidos em várias línguas.

Confira então estes nomes que ficam bem em qualquer idioma e que não precisam ser soletrados para pessoas de outros países.

Nomes universais femininos

Ana

Significa "graciosa" ou "cheia de graça". Tem origem no hebraico.

É um nome popular em muitos países: Brasil, México, Colômbia, Espanha, Egito, Argentina, Venezuela, Portugal e Angola.

Lola

Significa “dores”. Tem origem no espanhol. É um nome popular em muitos países: Uzbequistão, Estados Unidos, Egito, Espanha, Nigéria, Bolívia, Peru e Indonésia.

Mia

Significa “estrela do mar”, “minha” ou “quem é como Deus?”. Tem diferentes origens: italiana, inglesa, alemã, escandinava e holandesa.

É um nome muito falado nos seguintes países: Indonésia, Estados Unidos, Bangladesh, Filipinas, Dinamarca e Bélgica.

Inês

Significa “pura”, “casta” ou "cordeiro". É um nome de origem espanhola.

Variações mais comuns: Ines e Inez. É um nome bastante conhecido nos seguintes países: Angola, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Brasil, São Tomé e Príncipe, Bélgica e Holanda.

Maia

Significa "grande", "água", "ilusão" ou ainda "mãe". É um nome de origem latina e hebraica.

É um nome comum na Geórgia, nos Estados Unidos, na Ucrânia, na Moldávia, na Espanha, na Angola e na Índia.

Sophia

Significa “sabedoria” ou "sabedoria divina". É um nome de origem grega.

Variações mais comuns: Sofia e Sophie. É um nome popular na Tanzânia, no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, no Camboja, em Uganda, na África do Sul e no Quênia.

Sílvia

Significa "a que habita na floresta" ou "a que vive no bosque". É um nome de origem latina.

Variação mais comum: Sylvia. É um nome popular na Itália, em Moçambique, em Portugal, em Angola, no Brasil e na Espanha.

Emma

Significa “todo” ou “universal”. É um nome de origem germânica.

É um nome principalmente conhecido na Inglaterra, nos Estados Unidos, nas Filipinas, no México, na Suécia e na Alemanha.

Júlia

Significa “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”. É um nome grego e latino.

É um nome popular nos seguintes países: Angola, Moçambique, Eslováquia, Canadá, Hungria, Portugal, Brasil e França.

Sabrina

Significa “princesa”, “cactus espinhoso”, “como o sabre” ou “a que é da fronteira”. É um nome anglo-saxônico e hebraico.

É um nome bastante conhecido em: Bangladesh, Brasil, Estados Unidos, Itália, Alemanha, França e Argélia.

Elisa

Significa "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina” ou “alegre”. Tem origem no hebraico.

Variações mais comuns: Eliza, Élise, Elyse e Elisha. É um nome conhecido em: Brasil, Indonésia, Estados Unidos, Angola, Tanzânia, Etiópia e Malawi.

Clara

Significa "brilhante", "clara", "luminosa" ou "ilustre". É um nome de origem latina. É popular nos seguintes países: Estados Unidos, México, Colômbia, Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Peru e Equador.

Bárbara

Significa "estrangeira", "forasteira" ou "a estranha". É um nome de origem grega.

É um nome muito conhecido em: Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Inglaterra, Itália, Brasil, Canadá e Cuba.

Nina

Significa "menina", "graciosa", "protetora da fertilidade e mares" ou "fogo". É um nome de diferentes origens: hebraica, italiana, indígena, espanhola e assíria.

É um nome bastante usado na Rússia, nos Estados Unidos, na Indonésia, na Alemanha, na Moldávia, no Cazaquistão, na Inglaterra, na Noruega e na Bolívia.

Kim

Significa “ouro”, “dourado” ou “realeza”. É um nome coreano. É muito conhecido nos Estados Unidos, na Malásia, no Vietnã, no Camboja, na Inglaterra, na Austrália e na Holanda.

Laura

Significa "loureiro", "vitoriosa" ou "triunfadora". É um nome de origem latina.

Popular nos Estados Unidos, no México, na Itália, na Espanha, no Brasil, na Argentina, na Inglaterra e no Canadá.

Sara

Significa “princesa”, "senhora" ou "dama". É um nome de origem hebraica.

É um nome muito usado no Egito, no Sudão, nos Estados Unidos, no Marrocos, no México, na Espanha, na Índia e na Argentina.

Amelie

Significa “trabalhadora", "mulher diligente” ou "ativa". É um nome germânico.

Variações mais comuns: Amélia, Amália e Amélie. É um nome comum na França, na Bélgica, no Canadá, na Suíça, em Luxemburgo, na Alemanha e na Holanda.

Chloe

Significa "florescendo", "fertilidade", “erva esverdeada”, “broto verde” ou “folhagem nova, viçosa”. É um nome de origem latina.

Variação mais comum: Cloé. Muito usado na Inglaterra, nos Estados Unidos, na França, na Austrália, na Espanha, na Tailândia, no Canadá e nas Filipinas.

Alice

Significa “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”. Tem origem germânica. É um nome bastante usado nos Estados Unidos, Brasil, Nigéria e Uganda.

Carmen

Significa "canção", "verso", "poesia" ou "vinha de Deus". Tem origem latina e hebraica.

Variação mais comum: Carmem. É um nome popular em: Venezuela, Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos, Peru, Argentina e Equador.

Elizabeth

Significa “Deus é abundância” ou “o meu Deus é juramento”. Tem origem hebraica.

Variação mais comum: Elisabete. É um nome bastante usado nos Estados Unidos, no México, na Tanzânia, na Nigéria, na Inglaterra, na África do Sul e nas Filipinas.

Amanda

Significa “digna de amor”, “amável” ou “aquela que deve ser amada”. Tem origem no latim.

É um nome comum nos Estados Unidos, no Brasil, na Inglaterra, no Canadá, na Austrália, na África do Sul, na Colômbia e na Argentina.

Ava

Significa "a que vive", "a vivente", "a que tem vida" ou "cheia de vida"; “voz”, “som” ou “desejada”. Tem origem hebraica.

É um nome popular nos Estados Unidos, na Índia, nas Filipinas, na Rússia, em Bangladesh, no Canadá, na Inglaterra e na Jamaica.

Stella

Significa "estrela”. É um nome de origem latina.

Variações mais comuns: Estela e Stela. É um nome conhecido na Nigéria, em Uganda, na Argentina, nos Estados Unidos, na Tanzânia, em Malawi, no Quênia e em Gana.

Valentina

Significa “valente”, “forte”, “vigorosa” ou “cheia de saúde”. Tem origem no latim.

É um nome bastante usado na Rússia, na Itália, no Cazaquistão, na Moldávia, no Brasil, na Romênia, no México e na Alemanha.

Nomes universais masculinos

Henry

Significa "o governante da casa", "o que manda em casa" ou "príncipe do lar". É um nome com origem germânica.

É um nome usado frequentemente nos seguintes países: Estados Unidos, Nigéria, Filipinas, Uganda, Colômbia, Gana, Inglaterra, Venezuela e Quênia.

Adam

Significa “homem” ou “homem formado na terra”. É um nome de origem hebraica.

Variação mais comum: Adão. É um nome usado em: Polônia, Estados Unidos, Sudão, Nigéria, Inglaterra, Egito, Gana e Tanzânia.

Gabriel

Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus” ou “mensageiro de Deus”. É um nome com origem hebraica.

Um nome bastante popular pelo mundo, conhecido no Brasil, no México, na Nigéria, nos Estados Unidos, na Argentina e na Colômbia.

Theo

Significa “Deus” ou “Deus supremo”. É um nome de origem grega.

É a forma reduzida de: Teodoro e Teobaldo. É um nome conhecido na Alemanha, na Holanda, no Brasil, nos Estados Unidos, na África do Sul, na Bélgica, em Gana e na Indonésia.

Oliver

Significa "oliveira". É um nome de origem latina e francesa. É um nome conhecido nos seguintes países: Alemanha, Uganda, Filipinas, Estados Unidos, Nigéria, Inglaterra, Tanzânia e Quênia.

Benjamin

Significa "filho do lado direito", “filho da felicidade” ou “o bem-amado”. Tem origem hebraica.

Variações mais comuns: Benjamim, Ben e Benjamine. Um nome bastante usado em: Estados Unidos, Gana, Nigéria, Filipinas, México, Inglaterra, Congo, Austrália e Quênia.

James

Significa “aquele que vem do calcanhar”. Tem origem hebraica e inglesa.

Variações mais comuns: Jim e Jamie. É um nome conhecido nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Nigéria, em Uganda, no Quênia, no Canadá, na Tanzânia e em Gana.

Alex

Significa "protetor do homem" ou "defensor da humanidade". É um nome de origem grega. É um nome frequentemente popular nos países: Estados Unidos, Brasil, Uganda, Filipinas, Quênia, Tanzânia, Gana e Inglaterra.

Noah

Significa “descanso”, “repouso” ou “de longa vida”. É um nome de origem hebraica.

Variação mais comum: Noé. É um muito comum nos Estados Unidos, na Uganda, na Nigéria, no Quênia, em Israel, em Gana e na Tanzânia.

Lucas

Significa "o que vem da Lucânia", "lucano", "luminoso" ou "iluminado". É um nome de origem grega. É um nome frequente no Brasil, na Tanzânia, em Moçambique, na África do Sul, na Argentina, nos Estados Unidos, na Angola, na Espanha, no México e no Equador.

Arthur

Significa “pedra” ou “grande urso”. É um nome de origem celta. É bastante comum nos seguintes países: Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, Filipinas, Canadá, Alemanha, Congo, África do Sul.

Ian

Significa "Deus é gracioso", "presente de Deus", "graça de Deus" ou mesmo "Deus perdoa". É uma variação escocesa do nome João.

É um nome usado na Inglaterra, na Austrália, nos Estados Unidos, no Quênia, nas Filipinas, no Canadá e na Escócia.

Paolo

Significa “aquele que tem baixa estatura” ou “pequeno”. É um nome com origem no latim. É um nome popular na Itália, nas Filipinas, nos Estados Unidos, na Suíça, em Moçambique, na Inglaterra, no Brasil e no Canadá.

Daniel

Significa “o Senhor é meu juiz” ou “Deus é meu juiz”. Tem origem no hebraico. É um nome conhecido nos Estados Unidos, no Brasil, na França, no México, na Nigéria, na Argentina, na Espanha e em Gana.

Samuel

Significa “Nome de Deus”. Tem origem no hebraico. Um nome popular na Nigéria, em Gana, nos Estados Unidos, no Brasil, no Quênia, em Uganda, no Congo, no México e em Moçambique.

Max

Significa "o maior" ou "o mais alto". É um nome masculino bastante universal que tem origem no latim.

É muito popular nos Estados Unidos, na Alemanha, no Brasil, na Suíça, na França, na Austrália e na Inglaterra.

William

Significa "protetor corajoso" ou "o que deseja proteger". Tem origem germânica. É um nome popular nos Estados Unidos, na Alemanha, no Brasil, na Suíça, na França, na Austrália e na Inglaterra.

Alan

Significa "pedra", "rocha", "harmonia" ou ainda "belo" e "formoso". Tem origens celta e gaélica. É comum nos Estados Unidos, na Inglaterra, no Brasil, no México, na Austrália, no Canadá, na Escócia, nas Filipinas e na Rússia.

Sebastian

Significa “sagrado”, “venerável” ou “reverenciável”. Tem origem grega.

Variação mais comum: Sebastião. É um nome frequentemente encontrado em: Polônia, Alemanha, Argentina, Chile, México, Guatemala, Espanha, Índia e Romênia.

Jacob

Significa “aquele que vem do calcanhar”. Tem origem hebraica.

Variação mais comum: Jacó. É um nome bastante frequente nos Estados Unidos, na Nigéria, na África do Sul, no Quênia, em Gana, na Tanzânia e na Índia.

Marlon

Significa "pequeno falcão”. Tem origens francesa e celta. É um nome comum nos seguintes países: Filipinas, Brasil, Estados Unidos, Nicarágua, Honduras, Guatemala, Colômbia, Equador e Peru.

Hugo

Significa “coração”, “mente”, “espírito”, “o pensador” ou “inteligente”. Tem origem germânica. É um nome frequente nos seguintes países: Argentina, México, Brasil, Colômbia, Espanha, Peru, Portugal, Guatemala e Chile.

Davi

Significa "o amado", "querido" ou "predileto". Tem origem hebraica.

Variação mais comum: David. É um nome frequentemente popular em: Brasil, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Togo, Congo, Portugal e Malásia.

Thomas

Significa “gêmeo”. Tem origens aramaica e inglesa.

Variações mais comuns: Tomas e Tomé. É um nome conhecido nos Estados Unidos, na Alemanha, na Inglaterra, na França, na Índia, no Congo, na Nigéria e no Canadá.

Gustavo

Significa “protegido por Deus”, “pessoal dos godos” ou “convidado glorioso”. É um nome de origens germânica e nórdica.

É muito conhecido nos seguintes locais: Brasil, México, Colômbia, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, Guatemala, Chile e Equador.

Nicolas

Significa "vitorioso", "o que vence com o povo" ou "o que conduz o povo à vitória". É um nome de origem grega.

Variações mais comuns: Nicholas, Nicollas, Nikolas e Nico. É um nome presente nos seguintes países: França, México, Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Estados Unidos, Congo, Madagascar e Peru.

Recomendamos também: