Nomes inspirados em flores, plantas e em outros elementos da natureza são perfeitos para meninas que nascem na primavera.

Realizamos uma seleção com os nomes mais bonitos e que estão relacionados à estação mais florida e colorida do ano. Nomes de origem indígena, latina, grega, hebraica, japonesa e mais para você se inspirar.

Daisy

O significado do nome Daisy é “olho do dia”, o nome de uma flor que se abre pela manhã. Daisy também significa margarida em inglês, flor que é símbolo da modéstia, da simplicidade, da inocência e do amor verdadeiro.

Sakura

Sakura é um dos nomes femininos mais populares no Japão. Ele significa “flor de cerejeira” ou “excelente florescimento”, resultado da junção dos elementos saku, que significa “florescer”, e ra, que significa “bom, excelente”.

Rosa

No Brasil Rosa é um nome feminino bastante popular devido a sua simplicidade, feminilidade e por lembrar a flor rosa, bastante utilizada para ornamentos e que é considerada a “flor do amor”. Significados relacionados ao nome Rosa são “bela flor”, "tipo famoso" ou "espécie famosa".

Zaya

Como variante do nome árabe Zara, o nome Zaya pode significar “flor que floresce”. É um nome que esbanja feminilidade e tem tudo a ver com a primavera.

Tália

Na mitologia grega, Tália era o nome de uma das nove musas, deusas que inspiravam as artes. Tália em específico inspirava a poesia idílica e a comédia. Este nome feminino significa "viçosa", "exuberância da seiva", “flor” e "orvalho de Deus".

Dália

Na língua portuguesa, o nome Dália ficou conhecido por nomear uma bela flor originária do México e que foi batizada pelo botânico sueco Anders Dahl. Dália significa “do vale” ou “bela flor mexicana”.

Potira

O nome indigena Potira tem origem na palavra em tupi Potyra, a partir de po’türa, que quer dizer literalmente “flor”.

Glenda

O nome Glenda é inglês e tem origem galesa. Ele carrega os significados de “aquela que vem do vale”, “mulher que tem origem no vale” e “nascida no vale”.

Violeta

O nome feminino Violeta deriva do francês antigo Violete, diminutivo do latim viola, que significa “pequena violeta”.

Yasmin

Yasmin é um nome de origem persa que significa “jasmim” ou "flor perfumada". No hinduísmo acredita-se que Kama, o deus do amor, adicionava uma flor de jasmim em suas flechas para distribuir afeto no coração das pessoas. A partir desta fábula, a flor de jasmim também está relacionada ao amor para os hinduístas.

Tulipa

O nome feminino Tulipa está relacionado a esta bela flor encontrada nas mais diversas cores. Ele também tem origem em uma palavra turco-otomana que quer dizer “turbante”.

Suyane

O nome Suyane significa “flor do lírio". Ele pode também ter origem indígena com e significar “a flor que não morreu”.

Açucena

Açucena é um nome feminino considerado uma variação de Susana, que tem origem hebraica. Açucena significa “pureza”, "flor de lis" ou “flor branca”.

Flora

O nome Flora tem origem a partir do latim e significa “florida”, por extensão, também significa “repleta de beleza” e “perfeita”.

Clover

O nome feminino Clover, muito comum em países de língua inglesa, tem origem a partir do inglês antigo clafre e significa "flor selvagem".

Magnólia

Magnólia é um nome feminino que tem origem a partir do latim. Ele significa “bela flor” ou “flor da simpatia” e faz referência a uma planta que foi descoberta pelo botânico francês Pierre Magnol.

Ivy

O nome Ivy surge a partir do inglês e faz referência à planta trepadeira hera, que costuma ter pequenas flores amarelas.

Lily

Lily é um nome feminino de origem inglesa que significa literalmente “lírio”, na tradução da palavra para o português. Por extensão, também significa “bela como um lírio”.

Hortênsia

Hortênsia é o nome de uma planta que dá flores muito bonitas e que são utilizadas em decorações. A partir do latim, o nome Hortênsia significa “jardineira” e “aquela que cultiva hortos”.

Melissa

Melissa tem origem a partir de uma palavra em grego. Ele é derivado da palavra mélissa e chegou até nós através do latim. Este nome feminio significa “abelha”.

Margarida

O nome Margarida tem origem a partir de uma palavra em latim originada do grego e que significa “pérola”. Por sua vez, os gregos modificaram este nome a partir da palavra persa murwari, nome que significa “criatura de luz”.

Chun-ja

Chun-ja é um nome feminino coreano que carrega o bonito significado de “filha da primavera”.

Fiorella

De origem italiana, Fiorella significa simplesmente “flor”. Ele deriva do termo afetivo em italiano “fiore”, usado para se referir a alguém de forma carinhosa.

Maria Flor

Um dos nomes compostos femininos mais populares do Brasil, Maria Flor carrega os significados de “senhora soberana”, “a pura”, “amar” e “flor”.

Suelen

O belo nome feminino Suelen tem origem inglesa e significa “flor brilhante” ou “lírio reluzente”.

Samantha

O nome Samantha é muito popular em países falantes do inglês e significa “flor que tem o nome de Deus”. Ele surge a partir do hebraico como uma variação do nome Samuel unido a um termo que significa “flor”.

Susan

O nome feminino Susan é uma variação do nome Susana e significa “lírio”, “açucena” ou "pureza".

Liliane

Um dos significados atrelados ao nome Liliane é “bela como um lírio”. Ele surge a partir de uma palavra em latim que significa “lírio”.

Rose e Rosé

Rose ou Rosé é a variante francesa e inglesa do popular nome latino Rosa. Ele significa "de espécie famosa" ou "a que é do tipo famoso".

Zara

O nome Zara significa “flor que floresce” e é uma variação inglesa do nome Zaïre, que foi criado pelo filósofo francês Voltaire.

Iolanda

O nome Iolanda surge a partir do latim viola, que por sua vez tem origem no grego íole. Iolanda significa “violeta”.

Anahí

O nome Anahí tem origem indígena, a partir do tupi-guarani. Segundo a lenda, esse era o nome de uma índia que no momento em que estava sendo queimada, seu corpo se transformava em uma flor, mais especificamente na flor da árvore de Ceibo. Anahí significa “aquela que tem a voz doce”.

Sayuri

Sayuri é um nome feminino de origem japonesa que significa “pequeno lírio” ou “lírio que nasce adiantado”.

Iana

O nome feminino Iana é uma derivação de Ayana, um nome de origem africana que significa “flor bonita” ou “flor bela”. Apesar de ser raro, ele pode ser encontrado em hebraico, em japonês, em indiano e em inglês.

Saori

De origem japonesa, o nome Saori apresenta várias possibilidades de significado, dependendo do kanji com que ele é escrito. Entre os significados atrelados ao nome estão: "flor", "florescer" e "árvore de cerejeira"

Riana

O nome Riana é uma variação do nome de origem árabe Rihanna. Ele significa “manjericão” ou “manjericão doce”.

Gerlane

O nome Gerlane pode ter surgido a partir de uma palavra em árabe. Esta palavra faz referência a uma espécie de flor típica da região das arábias. Dessa forma, o nome Gerlane significa "terra do forte" ou "uma espécie de flor".

Suzy

Suzy é uma versão em inglês diminutiva de Suzana, que tem origem a partir do hebraico. Este nome feminino significa “lírio”, “pura” ou “açucena”.

Zahara

Como variante do nome Zaïre, criado pelo filósofo francês Voltaire, Zahara significa “florida” ou “flor de laranjeira”.

Ayana

Ayana é um nome de origem africana que carrega os significados de "bela flor", "flor de beleza ímpar” e "flor formosa".

Bartira

O nome feminino Bartira tem origem indígena, a partir da palavra em tupi bo tiira, que significa simplesmente “flor”.

Antonina

A raiz do nome Antonina está relacionada ao termo grego antheos, que significa literalmente “flor”. Por extensão, este nome também carrega o significado de “alimentada por flores”.

Kamala

O nome Kamala é unissex e tem origem a partir da língua sânscrita. Ele carrega o bonito significado de "lótus" ou "vermelho pálido" e faz referência a uma deusa do hinduísmo também chamada de Lakshmi.

Veja também: