Nomes que fazem referência ao Natal podem ser ótimas opções para bebês que nascem no mês de dezembro ou próximo ao dia do nascimento de Cristo, o dia 25 de dezembro.

Realizamos uma seleção de nomes para meninos e meninas que possuem significados diretos e indiretos relacionados ao Natal, ao nascimento de Cristo e às histórias bíblicas relativas a este importante feriado cristão.

Nomes para meninos nascidos no Natal

Nathan

De origem hebraica, o nome masculino Nathan é uma variação inglesa para o nome Natan, sem H. Ele significa "dádiva", "presente" e "dom". Significados perfeitos para meninos que nascem no dia do Natal.

Klaus

O nome de origem alemã Klaus faz referência à lenda do Papai Noel. Isso porque, segundo a história, um bispo Turco chamado Klaus tinha por hábito deixar saquinhos com moedas para os pobres no Natal. O nome masculino Klaus carrega os significados de "vitorioso", “o que vence com o povo”, “o que leva o povo à vitória” e “pessoa conquistadora”.

Gaspar

Gaspar é o nome de um dos três Reis Magos, personagens bíblicos mencionados no Evangelho segundo Mateus. Seguindo a indicação da estrela de Belém, eles foram visitar e presentear Jesus quando ele nasceu. O nome Gaspar tem origem persa e significa “portador de tesouros”, “aquele que leva tesouros”, "tesoureiro" e "aquele que vem ver".

Teodoro

O nome masculino Teodoro tem origem grega e possui os significados de “presente de Deus” ou “dádiva divina”. Significados apropriados para crianças que nascem no dia do Natal ou próximo a esta data.

Melchior

Melchior é o nome de um dos três Reis Magos, segundo a bíblia. O nome tem origem hebraica e possui os significados de "rei da luz" e "rei iluminado". Segundo alguns historiadores, Melchior teria sido um rei da Pérsia.

Noel

O nome masculino Noel tem origem no francês antigo e significa “Natal”. Este nome é uma abreviação do latim Christi natalis dies, que quer dizer “dia do nascimento de Cristo”.

Natal

O nome Natal é predominantemente masculino e possui maior incidência no Brasil. Ele surge a partir do latim e carrega os significados de “dia de nascimento”, “nascido no Natal” ou “nascida no Natal”.

Baltasar

O nome Baltasar faz referência a um dos três Reis Magos, que segundo a bíblia, levaram presente a Jesus Cristo no dia do seu nascimento. Os significados do nome Baltasar são “amigo do rei” e “que protege o rei”.

Mateus

Além de ser o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, o nome Mateus carrega os bonitos significados de “dom de Deus”, “presente de Deus” e “dádiva de Deus”.

Anael

Anael é um nome bíblico que tem origem hebraica e possui significados relacionados à graça de Deus. Anael significa “graça de Deus”, “dom de Deus”, “Deus é a minha graça”.

Miguel

O nome Miguel é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo que é um símbolo de humildade diante de Deus. O significado de Miguel é “quem é como Deus?”. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

Querubim

O nome Querubim é de origem hebraica e bíblica. Ele significa “anjo”, "grande e poderoso", "abençoado”, “auspicioso", “puro” e “divino”.

Cristian

O nome Cristian tem origem a partir do latim e reflete o sentido do que é ser cristão, das suas virtudes, bem como da fé professada pelo cristianismo. Cristian significa “cristão”, “ungido por Cristo”, “consagrado a Cristo” e “seguidor de Cristo”.

Jesus

Jesus Cristo é a figura central do Novo Testamento e a fonte da religião cristã. O nome Jesus tem origem aramaica e hebraica e possui os significados de "Javé é salvação" ou "Jeová é salvação".

Joaquim

Na Bíblia, Joaquim foi o nome de um dos reis de Judá, conhecido por ter sido levado pelo rei Nabucodonosor para o cativeiro na Babilônia. Este nome de origem hebraica significa "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu".

Yan

Yan é a versão búlgara e bielorrussa de João, nome originado a partir do hebraico. Yan significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.

Derek

O nome Derek pode ter surgido a partir do inglês antigo ou do germânico. Os significados atrelados a este nome são “presente de Deus”, “dádiva divina” ou "governante do povo", nomes apropriados para meninos que nascem no Natal ou próximo a esta data.

Saulo

Saulo é a versão grega do nome Chaul, em português Saul, de origem hebraica. Um dos significados atrelados ao nome Saulo é "aquele que foi conseguido através de orações".

Nicolau

Uma das histórias relacionadas à lenda do Papai Noel estão ligadas à São Nicolau, que salvou a filha de um homem muito pobre de uma vida miserável e sofrida. Nicolau também ficou conhecido como o nome de muitos papas, imperadores e cientistas. O nome Nicolau significa “o que vence com o povo” ou “o que conduz o povo à vitória”.

Nomes para meninas nascidas no Natal

Natália

O nome feminino Natália tem origem a partir do latim e significa "nascimento" ou "nascida no dia de Natal". Este nome começou a ser utilizado com maior frequência na Idade Média como referência ao nascimento de Cristo.

Jaiane

Alguns estudos apontam para a relação do nome Jaiane ao nome de origem basco Natividad, equivalente à natividade em português. Natividade significa “nascimento” e faz referência ao dia do nascimento de Jesus, o Natal.

Tainá

Em referência à estrela de Belém, um dos símbolos do Natal, o nome Tainá pode ser uma ótima opção para as meninas que nascem nesta data. Ele tem origem no idioma tupi-guarani e significa "astros celestes", "estrela" ou "estrela da manhã".

Noélia

O nome de origem latina Noélia é considerado a versão feminina para o nome Noel. Ele possui o significado de “Natal” e tem maior incidência no Brasil se comparado a outras partes do mundo.

Yula

O diferente nome feminino Yula tem origem ânglo-saxônica e possui o significado de “nascida no Natal”. Refletindo a tradição religiosa, este nome era usado inicialmente para nomear meninas que nasciam no dia de Natal.

Grace

Grace é a variante inglesa de Graça, nome de origem religiosa que carrega os significados de “graça”, “dom divino”, “ajuda espiritual”, “mercê” e “benevolência divina”.

Estela

Estela é um nome feminino que surge do latim, a partir da palavra stella, e significa literalmente “estrela”. Este é um nome que tem tudo a ver com o Natal por fazer referência também à estrela de Belém.

Manuely

Manuely é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico. Manuely significa "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Tauane

Tauane é um nome de origem indígena que possui os significados de “estrela” ou “astros celestes”, que pode fazer referência à estrela de Belém.

Cristina

O nome feminino Cristina reflete o sentido do que é ser cristão, das suas virtudes, bem como da fé professada pelo cristianismo. Ele significa “cristã” e “ungida por Deus”.

Graziela

O nome Graziela tem origem italiana e possui os significados de "pequena graça", “pequeno dom divino”, “pequena benevolência divina”, “pequeno presente de Deus” e “presente estimado de Deus”.

Olga

O nome feminino Olga tem origem russa, porém reproduz o nome escandinavo Halag, que significa “santa”, “sublime” e “consagrada a Deus”.

Betina

Betina é uma variação de Bete, que por sua vez provém do nome Elisabete. O significado de Betina é “promessa de Deus”, “voto de Deus” ou “consagrada a Deus”.

Diana

O nome Diana tem origem a partir do latim Diana e significa “divina” ou “aquela que ilumina”. É um nome feminino que tem tudo a ver com meninas que nascem no Natal ou próximo a esta data.

Aparecida

O nome Aparecida é um nome de origem brasileira e religiosa que homenageia "Nossa Senhora Aparecida" e significa literalmente "aparecida” ou “a que apareceu".

Celeste

O nome Celeste tem origem a partir do latim e possui os significados de “do céu” e “celestial”. Estes significados fazem referência ao sublime, tal como o nascimento de Jesus.

Veja também: