Os nomes de Deus em diferentes religiões possuem significados que podem explicar as qualidades de um ser supremo. Em português, a palavra Deus é utilizada para se referir a uma entidade religiosa de muitas religiões monoteístas, podendo ser utilizada tanto como um substantivo quanto um nome.

No Antigo Testamento da bíblia aparecem muitas variações para o nome de Deus, sendo a mais conhecida YHWH, que geralmente é traduzida como Javé ou Jeová e significa “Senhor”, “o Eterno” ou “o Deus supremo”.

Nomes de Deus no cristianismo e judaísmo

YHWH

Tetragrama (palavra, nome ou símbolo formado por quatro letras) para se referir ao nome de Deus no hebraico a partir dos símbolos יהוה. Estudiosos da bíblia associam este nome como correspondente à Jeová, podendo significar "Ele faz que venha a ser", “o eterno”, “o Deus supremo” ou “Eu sou o que sou”.

Adonai

Palavra plural de Adoní que significa "meu Senhor", "meus Senhores" ou “Soberano”. É uma palavra hebraica que aparece com muita frequência no Antigo Testamento.

Yah

Presente no livro de Salmos da Bíblia Sagrada, Yah é uma abreviação de Yahweh e está presente no termo HalleluYah, que significa “louve ao Senhor”. O nome também aparece associado a diversos nomes hebraicos, tal como Elyah, que no português seria o corresponde à Elias.

Saiba mais sobre o nome Elias

Elohim

Substantivo hebraico para se referir a Deus. Muito comum nas escrituras em hebraico, a palavra Elohim significa "Elevadíssimo" ou "Altíssimo". No torá (escrituras dos livros de Moisés), a palavra aparece 2570 vezes para se referir a Deus.

Theos

Mais presente no Novo Testamento, a palavra Theos é de origem grega e muito utilizada para se referir a Deus. Essa era a forma como muitos deuses gregos eram chamados até que, com a chegada do Cristianismo, théos passou a designar Deus, figura central das religiões abraâmicas. O nome Theo, possui este significado atrelado.

Saiba mais sobre o nome Theo

Despotes

Palavra grega que significa “senhor”, “dono” ou “mestre”. Ela aparece no Novo Testamento e também na septuaginta,versão da Bíblia hebraica traduzida em etapas para o grego. A princípio, era uma palavra equivalente à dominus e utilizada como pronome de tratamento para se referir a Deus.

Kyrios

Palavra grega utilizada especialmente no Novo Testamento para fazer referência especialmente a Jesus. Ela pode ser traduzida como “senhor” ou “mestrada” e aparece cerca de 7000 vezes nas escrituras hebraicas.

El

Utilizado também como sinônimo de Javé, El era uma palavra utilizada por muitos povos da antiguidade para se referir a Deus. Na bíblia e em outras escrituras sagradas, o componente El é associado aos anjos, quando utilizado ao final de um nome próprio, tal como Rafael e Gabriel.

Saiba mais sobre os nomes de anjos e seus significados

Elah

Correspondente a Elohim ou Eloim, Elah ou Elá é uma palavra de origem aramaica para se referir a Deus. Ela aparece no Antigo Testamento nos livros de Daniel e Esdras.

Hupsistos

Hupsistos é uma palavra grega para se referir a Deus que pode ser traduzida como “Altíssimo”.

Pantokrator

Também escrito como Pantocratar, essa palavra grega é geralmente utilizada para se referir a Jesus. Ela carrega os significados de “todo-poderoso”, “onipotente’, “tudo’ e “'dominar”.

Ahayah-Asher-Ahayah

Este termo aparece em Êxodo 3:14 e significa “Eu sou o que sou” para se referir a Deus.

Dio

Os descendentes de judeus originários da Espanha e de Portugal, chamados de Sefarditas, geralmente utilizam este termo para se referir a Deus.

Yhwh Saabbaoth

Em Samuel 1:3 e em Salmo 24:10 podemos encontrar esta expressão que se refere a Deus. Ela significa “Senhor dos exércitos” ou “Deus dos “Exércitos”.

El Shaday

Este termo aparece 48 vezes na bíblia hebraica para se referir a Deus e significa “Deus Todo-Poderoso”.

Yhwh-Shammah

Traduzido também como Jeová Shamá, este termo que se refere a Deus na Bíblia Sagrada e significa “Deus está presente”.

El Elyon

Presente em livros como Isaías e Gênesis, El Elyon significa “Deus Altíssimo”. Esta palavra hebraica era também utilizada para se referir a outras questões mundanas com o significado de “altíssimo”.

El Olam

Com o significado de “Deus Eterno”, este termo aparece pela primeira vez no livro de Gênesis para se referir ao tempo associado a Deus, ou seja, eterno e sob todo o Seu controle.

Yhwh-Raah

Este termo para se referir a Deus aparece em uma passagem no livro de Salmos e significa “O Senhor é o meu pastor”.

El Roi

Um dos nomes utilizados para se referir a Deus na bíblia hebraica, El Roi significa “Deus que vê”. Ele aparece pela primeira vez em uma passagem de Gênesis, indicando tanto o nome de Deus “El”, quanto uma qualidade “Roi”, ou seja, que vê.

Yhwh-Yireh

Em uma passagem de Gênesis, este termo é utilizado na ocasião em que Abraão vai sacrificar o filho Isaque no Monte Moriá. O significado deste termo é “Deus proverá” ou “o Senhor proverá”.

El-Elohe-Yisra’el

Deus é o Deus de Israel” é o significado para este termo que também se refere a Deus na bíblia.

Yhwh-Tsidkenu

No livro de Jeremias 23:06, este termo aparece com o significado de “Deus justiça nossa”.

Yhwh-Nakeo

O Deus que destrói todo o mal” ou “o Deus que destrói completamente o mal” é o significado do termo Yhwh-Nakeo.

Yhwh-Maccadeshcem

Este termo aparece especificamente na passagem de Êxodo 31:13 e significa “O Deus que nos santifica” ou “O Deus que vos santifica”.

Yhwh-El Gmolan

Este termo em hebraico para o nome de Deus significa “O Deus que recompensa”.

Yhwh-Shalom

Este termo significa na bíblia “O Senhor da Paz” ou “Deus da Paz”. Shalom é um termo em hebraico que carrega os significados de “paz”, “harmonia”, “integridade” e “prosperidade”.

Yhwh-Nissi

Senhor, minha bandeira” pode ser a tradução para o termo Yhwh-Nissi. Este também foi o nome dado por Moisés para o altar que o profeta construiu em celebração à derrota dos amalequitas em Refidim.

Avinu Malkeinu

Termo utilizado especialmente em orações judaicas com o significado de “Pai Nosso, Rei Nosso”.

Boreh

Este nome significa “O Criador” e é um dos nomes ou títulos para se referir a Deus a partir do hebraico.

Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov

Estes termos significam "Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó" a partir do hebraico.

El ha-Gibbor

"Deus Forte" é a tradução do hebraico para este termo que se refere a Deus.

Emet

Um dos termos encontrados nas escrituras hebraicas é Emet, que significa "verdade" e é uma palavra que se refere a Deus.

E'in Sof

Este é um termo mais utilizado na cabala para se referir a Deus. Ele significa "Infinito", e pode ser considerado um nome cabalístico do Senhor.

Ro'eh Yisrael

Nas escrituras hebraicas, este é um termo para se referir a Deus e significa "Pastor de Israel".

Ha-Kaddosh, Baruch Hu

Termo encontrado nas escrituras hebraicas que significa "O Santo, Bendito Ele".

Kaddosh Yisrael

Significa "Santo de Israel". É um termo encontrado nas escrituras hebraicas para se referir a Deus.

Melech ha-Melachim

Com o significado de "O Rei dos Reis", este termo também é associado a Deus.

Magen Avraham

Com o significado de "Escudo de Abraão", este é um termo em hebraico para se referir a Deus. Foi também o nome de um rabino polonês e uma das autoridades líderes do judaísmo na Polônia.

Tzur Yisrael

Este nome significa “rocha de Israel” e é um dos termos para se referir a Deus no judaísmo.

Nomes de deus no Islamismo

Alá

No islamismo, o nome Alá é a referência mais comum para se refirir a Deus. Este nome possui também traduções em outras línguas, tais como Elah no aramaico, El em canaanita e Elohim no hebraico. Existem, no entanto, 99 nomes para se referir a Alá, todos associados a alguma característica da divindade islâmica.

Al-rahman

Termo utilizado para se referir a Alá no islamismo que significa “o compassivo”.

Al-rahim

O misericordioso” é a tradução para este outro nome em referência a Alá no islamismo.

Al Malik

Termo para se referir a Alá que significa “o soberano”.

Al Mu'min

Significa “o guardião da fé” ou “a fonte da fé” no islamismo.

Al Khaliq

Este nome em referência a Alá no islamismo significa “o criador”.

Al Sami'

Termo que significa “o que tudo ouve” para se referir a Alá no islamismo.

Al Muqit

O que sustenta” é a tradução deste termo para se referir a Alá.

Al Mubdi'

Este nome possui os significados de “o que dá origem”, “o produtor”, “o originador e iniciador de tudo”. Termos para se referir a Alá no islamismo.

Al Hayy

Este nome significa “o eterno vivente” e é utilizado em referência a Alá no islamismo.

Nomes de deus no Candomblé

Mawa

Na religião afro-brasileira candomblé Jeje, Mawa é a maior divindade responsável pela criação da Terra e dos seres vivos.

Olorum

Também chamado de Olodumare ou Òrun, este é o deus supremo para a religião tradicional ioruba no candomblé Ketu.

Zambi

No candomblé bantu, Zambi é conhecido como o deus supremo. Existem diversas variações para o seu nome, tal como Zambiapongo, Zambiapunga e Zamiapombo.

Nomes de deus no Hinduísmo

Vixnu

Na tradição do hinduísmo chamada vixnuísmo, o deus Vixnu é o responsável pela sustentação do universo. Com Xiva e Brama, ele faria parte da trindade sagrada para esta religião.

Krishna

De acordo com a teologia Gaudiya Vaishnava, Krishna seria a suprema personalidade de Deus. Seu nome significa "o todo atraente" ou “a verdade absoluta”. Outros nomes dados para Krishna são Hari, Govinda e Gopaia.

Prakriti

Em algumas tradições hindus, Prakriti seria o deus supremo. Ele, contudo, é analisado por estudiosos como um conceito relativo a “natureza”, “energia” e é associado à natureza primordial do ser humano.

Nome de deus em outras religiões

Guaraci

Este é o termo mais comum na mitologia tupi para se referir ao sol, que pode ser entendido por este povo indígena como “aquele que dá vida e cria todos os seres humanos”. Outros nomes associados à Guaraci são Quaraci, Coaraci ou Coraci.

Naam

Fundada no final do século XV na região do Punjab (entre o Paquistão e a Índia), o siquismo é uma religião monoteísta que acredita em um único deus e no ensinamento de 10 gurus como descrito no livro sagrado dos siques. Naam é um dos nomes para deus nesta religião. Outras nomes encontrados são: Kirtan Naam, Karam Naam, Thakur e Sain.

Jah

No movimento religioso judaico-critão rastafari, o nome utilizado para Deus é Jah. Este termo é na realidade a forma abreviada de Yahweh ou Jeová.

Veja também: