Nomes de anjos femininos | Nomes de anjos masculinos | Nomes angelicais

Os nomes de anjos podem ter significados literais, ou seja, significarem “anjo” ou “mensageiro de Deus”, mas também podem ser encontrados como personagens de diversas tradições religiosas, mitológicas e até mesmo místicas. Seja como for, são nomes perfeitos para demonstrar a benção de uma nova vida, com um significado ligado ao que é espiritual, celestial e bíblico.

Nomes de anjos femininos

Uma das funções mais conhecidas de anjos é aproximar a humanidade de Deus, como mensageiros.

1. Ariel

Ariel é um nome feminino ou mesmo unissex que, popularmente, designa um anjo que auxilia as pessoas a fazer agradecimentos a Deus e encontrar objetos perdidos.

Sua origem é hebraica e carrega os significados de "leão de Deus", "leão do Senhor" ou ainda "fogo de Deus".

Saiba mais sobre o nome Ariel.

2. Angel

No Brasil, o nome Angel não é muito comum, já as suas variantes Angélica, Ângelo ou Ângela são até bem conhecidos.

O nome originou-se a partir do latim angelus, termo que era relativo aos seres do paraíso descritos pela bíblia: os anjos.

Há também a teoria que diz que a palavra é derivada do grego com o significado de "mensageiro dos deuses" ou simplesmente "mensageiro".

Saiba mais sobre o nome Angel.

3. Uriel

Uriel é um personagem bíblico, um dos sete arcanjos da literatura apocalíptica judaica. A origem é hebraica e carrega o belo significado de "o Senhor é minha luz".

Apesar de ser utilizado majoritariamente por meninas, hoje em dia já tornou-se um nome unissex no Brasil, muito popular entre judeus.

Saiba mais sobre o nome Uriel.

4. Dina

Parece até apelido, mas o nome Dina tem sido usado como nome formal e uma de suas origens é uma variante do árabe que significa "mensageira" e, portanto, uma associação aos anjos.

O Censo de 2010 do IBGE apontava para quase vinte mil "Dinas" registradas no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Dina.

5. Sophia

Sophia, ou Sofia, está entre os nomes de anjo femininos que mais ganharam popularidade na década de 2000 no Brasil.

Este nome tem origem no grego e quer dizer “sabedoria” e “sabedoria divina”. Apesar de não ter comprovadamente origem angelical na bíblia, alguns estudiosos associam o nome Sophia ao “anjo da sabedoria”.

Saiba mais sobre o nome Sophia.

6. Anaita

Na religião conhecida como zoroastrismo, fundada na antiga Pérsia, Anaita era um anjo na alta hierarquia, responsável pela fertilidade da água e da terra.

Este é um bonito nome feminino de origem milenar e tem o significado de “anjo da fertilidade”. No ocultismo e esoterismo, existem pessoas que ainda cultuam e oram em nome de Anaita.

7. Haamiah

Na cabala, este é um nome correspondente ao nome de Deus, Agla. Ela seria um anjo que protege as pessoas que estão em busca de sabedoria e verdade, dominando também a humanidade sobre a saúde e a bondade.

Haamiah também é retratado como o anjo que salvou a família de Ló, sobrinho de Abraão na bíblia. O nome Haamiah, ou Agla, significa “Deus forte na eternidade”.

8. Laylah

O anjo Lailah ou Laylah é encontrado em algumas interpretações das escrituras judaicas e também na mitologia desta mesma religião. Ele possui diversas origens, mas todas indicam a sua associação à palavra “noite”.

Nas escrituras, Lailah é um anjo da guarda que está sob a vida das pessoas durante a sua vida e a sua morte, sendo ela a sua guia para a vida após a morte. Variantes deste nome são muito comuns no Brasil, como Laila e Layla.

9. Angélica

Nome realmente angelical, Angélica significa "pura como um anjo", "aquela que se assemelha aos anjos", "angelical" ou “mensageira de Deus”.

Este nome é a versão feminina de Angélico que possui origem grega. O nome chegou ao português através do nome em latim angelicus e é ainda hoje muito popular no país.

Saiba mais sobre o significado do nome Angélica.

10. Ângela

Outro nome feminino com o bonito significado literal de “anjo” é Ângela. Ele é a variante feminina de Ângelo e tem origem grega, possuindo também o significado de “mensageiro”.

Em sua versão masculina, foi muito utilizado no período bizantino e muito popular entre os judeus da Itália.

Saiba mais sobre o significado do nome Ângela.

11. Rosângela

O nome Rosângela possui o bonito significado de “rosa angelical”, pois é um nome composto pelos nomes próprios Rosa e Ângela.

Possui duas origens possíveis, germânica ou do latim. Outros significados atrelados ao nome são “espécie formosa de anjo” e “espécie formosa de mensageira”.

Saiba mais sobre o significado do nome Rosângela.

12. Angelina

Significa "pequeno anjo" ou "pequena mensageira". Diminutivo em latim do nome Ângela. É também a forma feminina e diminutiva do nome Ângelo.

Nomes de anjos masculinos

Os nomes de anjos usados em meninos geralmente terminam com o sufixo el, que traduzido do hebraico significa "com Deus". Na tradição angélica, cada pessoa no mundo tem o seu próprio anjo, auxiliando sempre a cumprir o seu destino.

13. Anael

Anael na tradição judaica é um dos sete arcanjos que, na hierarquia celestial, são os líderes dos anjos. O significado é incerto, mas provavelmente deriva do hebraico e significa "graça" - com El, que significa "Deus". Seu sentido, então, remete a "graça de Deus", "dom de Deus" ou "Deus é a minha graça".

Saiba mais sobre o nome Anael.

14. Zaniel ou Daniel

Tudo indica que Zaniel é uma variante de um nome mais comum, Daniel, que por consequência origina-se do hebraico e significa "o Senhor é meu juiz".

Na Bíblia, Daniel não é um anjo, mas sim um profeta que é colocado injustamente em uma cova de leões e salvo por um anjo de Deus. A partir dessa história, muitas pessoas optam pelo nome por ter um sentido bíblico relacionado a anjo.

Saiba mais sobre o nome Zaniel e Daniel.

15. Lúcifer

Antes de ser associado ao diabo, Lúcifer era um nome comum, nomeando até um santo da igreja católica, Lúcifer de Cagliari, da Itália, conhecido como São Lúcifer. Só a partir do século IV é que o nome ganhou conotação negativa.

Na Bíblia, era o nome dado ao planeta Vênus, e o nome tem origem hebraica significando "estrela da manhã", "filho da alva" ou "o que brilha", "o que traz luz".

Saiba mais sobre o nome Lúcifer.

16. Gabriel

Segundo o Censo de 2010, quase um milhão de pessoas no Brasil tem esse nome, que ganhou popularidade principalmente após os anos 80. É o arcanjo (ou seja, anjo mensageiro) que, na Bíblia, anunciou à Maria que ela seria a mãe do Messias, Jesus.

O nome vem do hebraico e significa "homem de Deus", "homem forte de Deus", "fortaleza de Deus" ou até "mensageiro de Deus".

Saiba mais sobre o nome Gabriel.

17. Miguel

Um dos nomes mais comuns entre os nomes de anjo usados no Brasil. Na Bíblia, ele é mencionado como um arcanjo que protege o povo e é um líder do exército de Deus.

O nome origina do hebraico e significando "quem é como Deus?". A variante feminina do nome é Micaela.

Saiba mais sobre o nome Miguel.

18. Rafael

Rafael também aparece na religião cristã como sendo um dos sete arcanjos do apocalipse, tendo sido o arcanjo que anunciou o Juízo Final. Também é mencionado como o anjo que curou a cegueira do pai de Tobias, em um dos apócrifos da literatura sagrada.

O que tem tudo a ver com a sua origem: surge do hebraico e possui os significados de "Deus curou" ou "curado por Deus".

Saiba mais sobre o nome Rafael.

19. Samuel

Conhecido popularmente como um arcanjo, o nome Samuel na tradição cristã é de um profeta, que foi entregue a Deus pela sua mãe Ana, que antes dele não poderia ter filhos.

A origem hebraica significa literalmente "seu nome é Deus".

Saiba mais sobre o nome Samuel.

20. Serafim

Segundo a tradição cristã, os serafins são anjos que personificam a caridade divina, ou seja, louvam e adoram a Deus.

A partir da origem hebraica Serafim quer dizer "arder", "ardente, incandescente".

Saiba mais sobre o nome Serafim.

21. Querubim

É um nome que aparece na Bíblia entre as "categorias" de anjos, sendo os querubins anjos que refletem a sabedoria divina.

Sabe-se que o termo querubim tem a mesma origem que o termo assírio e babilônio karabu, que remete aos sentidos de "anjo", "grande e poderoso", "abençoado", "auspicioso", "puro", "divino".

É um nome associado frequentemente a uma iconografia de pureza, sem pecados, anjinhos imaculados.

Saiba mais sobre o nome Querubim.

22. Metatron

Cultuado em diversas religiões, como o judaísmo, especialmente na tradição da cabala, Metatron é um anjo que media a comunicação entre Deus e a humanidade. É considerado um poderoso anjo para diversas crenças, sendo também ambíguo. Ao mesmo tempo que é um anjo de luz, também representa a morte.

O significado do nome Metatron é “mais próximo ao trono”.

23. Theliel

Presente no ocultismo judaico, o anjo Theliel é associado às questões amorosas, sendo também chamado de o “Príncipe do Amor”. Apesar de se afastar de punições ou de procurar justiça, é dito que ele é capaz de persuadir as pessoas a terem atitudes de compaixão.

24. Azazel

O anjo Azazel aparece três vezes na bíblia hebraica, sendo referido como o ser encarregado de contar o número de faltas humanas no dia do julgamento anual da humanidade.

Este nome tem origem hebraica e significa “remoção inteira” e “bode expiatório”. Este significado está atrelado ao sacrifício de um bode para limpar o pecado da humanidade.

25. Haniel

O nome do arcanjo Haniel tem origem hebraica e significa “favorecido por Deus”. Na bíblia, é o nome do líder da tribo de Asher. Na tradição judaica o nome é associado ao planeta Vênus.

É um bonito e significativo nome masculino que é encontrado também no nome Nathaniel.

26. Raguel

Este é o nome de sete arcanjos encontrados no Livro de Enoque, que pode ter sido escrito um século antes de Cristo. Apesar da tradição pré-cristã do nome, ele é também encontrado na bíblia como filho de Esaú. O arcanjo Raguel é conhecido como o anjo da justiça e harmonia.

O nome Raguel significa “companheiro de Deus” e “progenitor de Sara”. É um belo nome de anjo para meninos.

Saiba mais sobre o nome Raguel.

27. Cassiel

Encontrado especialmente na cabala e em estudos místicos, o arcanjo Cassiel é associado à observação e cuidado. Ele é também chamado de anjo da solidão e das lágrimas, sendo o responsável por anunciar a morte de reis e chefes de Estado.

De origem hebraica, o nome do arcanjo significa “veloz de Deus”.

28. Zadiel

Também encontrado com o nome de Zadkiel nos textos cabalísticos, o arcanjo Zadiel está associado à misericórdia e benevolência. Ele seria o anjo da liberdade que impediu com que Abraão sacrificasse seu filho Isaque.

De origem hebraica, o nome do arcanjo Zadiel significa “Justiça do Senhor” e está associado ao planeta Júpiter na cabala.

29. Nathaniel

Originário do hebraico, o bonito nome angelical Nathaniel possui os significados de "dom de Deus" ou "presente de Deus".

É apontado também pelos povos cristãos como sendo um poderoso anjo, que pertence ao Coro das Virtudes.

A variação Natan é bastante comum no Brasil.

30. Castiel

De origem hebraica, Castiel é um nome de arcanjo. Significa “escudo de Deus”.

Segundo a cabala, esse nome de arcanjo surge da theophory, que significa atribuir o nome de um deus ou de uma divindade a um nome próprio.

31. Dangelo

Com origem grega, significa “filho de Ângelo” ou “filho do mensageiro”, “filho do anjo”. Dangelo provavelmente teve origem a partir do sobrenome italiano D'angelo, que é “filho de Ângelo”.

Os mais lindos nomes que soam como angelicais

Alguns nomes não são necessariamente nomes de anjos referidos em religiões, mas remetem às qualidades angelicais: a luz, a serenidade, a delicadeza, o céu, o próprio Deus.

32. Celine

Uma das origens do nome Celine aponta para o latim, com o significado de "dos céus".

De fato, é um nome leve, simples e bonito que remete ao céu. Não é tão comum no Brasil, tendo apenas cerca de três mil pessoas registradas com esse nome.

Saiba mais sobre o nome Celine

33. Celeste

O nome celeste deriva do latim, caelestis, que quer dizer literalmente "do céu, celeste, celestial".

Também possui uma ligação bíblica, sendo muitas vezes utilizado em substituição à "Maria do Céu", ficando assim "Maria Celeste".

Saiba mais sobre o nome Celeste.

34. Cielo

César Cielo, um dos melhores nadadores que o Brasil já teve e tornou esse nome conhecido. Em espanhol e italiano, Cielo é sinônimo de céu.

Apesar do nadador carregar o título no sobrenome, nada impede que você use como prenome, afinal: é lindo!

35. Evangelina

Evangelina deriva do latim a partir de uma palavra utilizada pelos cristãos para se referir à "palavra sagrada de Deus", ou seja, o "Evangelho".

Por sua vez, acredita-se que o termo latino esteja associada a uma palavra grega com o significado de "boas notícias".

Sendo assim, Evangelina, ou Evangeline, como também é usado, significa "mensageira de boas notícias" ou "a palavra de Deus". Não tem tudo a ver com a chegada de um bebê?

Saiba mais sobre o nome Evangelina.

36. Céu

Por que não? Nome simples, bonito e com claro significado, Céu é um nome raro que serve a pouco mais de cinquenta pessoas no Brasil, segundo o Censo de 2010 do IBGE.

A popularidade, no entanto, cresceu após a ascensão da cantora e compositora brasileira Céu. Se procura um nome angelical para o seu bebê, está aí uma linda opção.

37. Lani

Lani, em havaiano, remete a "celestial". É comum vermos esse nome como apelido para "Elaine", "Leilane", e derivados, apesar do que há cerca de quinhentas pessoas registradas com esse nome no Brasil.

38. Luz

Outro nome que, como Céu, tem um significado muito claro e beleza em sua simplicidade.

Luz é um nome que vem do latim e carrega o sentido de "a que ilumina", "iluminada", "luminosa", "esclarecida".

Lúcia e Luzia partilham o mesmo significado e são mais comuns no Brasil. Ambos são nomes bonitos que serviriam facilmente como nome de anjo para o bebê que vem aí!

Saiba mais sobre o nome Luz.

39. Melchior

Do hebraico Malkiur, significa "rei da luz", "rei iluminado".

40. Sueli

Sueli tem raiz germânica, a partir da raiz suel, que significa “luz”. A letra "i" no final, nomeia a pessoa, dando ao nome Sueli o sentido de "a que é como a luz", ou "a que tem as características da luz".

41. Akemi

De origem japonesa, tem dois elementos kanji: mi, que quer dizer "beleza” e ake, que significa "luminosidade" ou "aurora".

Significa “aquela que brilha lindamente”, “linda luz”, "brilho bonito", “bela aurora”.

42. Apolônia

Apolônia é um nome relacionado ao deus grego Apolo, o deus do sol.

Por isso, o nome significa “consagrada a Apolo”, “em honra a Apolo, o deus grego do sol”, “filha do sol”.

43. Hélio

Significa "sol". Relacionado ao deus grego Hélio, que é o deus que usava uma coroa de raios solares e que conduzia um carro de fogo. Ou seja, um nome de significado iluminado.

44. Thaynara ou Taianara

Esses nomes têm o mesmo étimo de Tainá ou Thainá. Significam "estrela", "perfeita", "iluminada". Ou seja, são nomes de significado divino.

Na tradição indígena, Tainá-kan é a lenda que conta a história de Tainá, uma estrela venerada por índios, como se fosse Deusa, e popularmente conhecida como responsável por ensinar ao povo o cultivo de mandioca.

45. Luís ou Luiz

De origem germânica, é composto pelos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Assim, Luís significa "ilustre, brilhante".

Esperamos ter te ajudado a conhecer alguns nomes de anjo, femininos, masculinos e unissex. Se você quiser conferir outros nomes, recomendamos essas listas: