Se você está procurando nomes de anjos para bebês, é porque quer dar ao seu filho ou filha um nome que tenha um significado ligado ao que é espiritual, celestial, bíblico.

Os nomes de anjos podem ter significados literais, ou seja, significarem “anjo” ou “mensageiro de Deus”, mas também podem ser encontrados como personagens de diversas tradições religiosas, mitológicas e até mesmo místicas. Seja como for, são nomes perfeitos para demonstrar a benção de uma nova vida.

Selecionamos os 35 nomes de anjos e seus significados para você que busca um nome angelical para o seu bebê.

Nomes de anjos femininos

Uma das funções mais conhecidas de anjos é aproximar a humanidade de Deus. Abaixo listamos alguns nomes de anjo que podem ser usados para meninas.

1. Ariel

Ariel é um nome unissex que, popularmente, designa um anjo que auxilia as pessoas a fazer agradecimentos à Deus e encontrar objetos perdidos.

Sua origem é hebraica e carrega os significados de "leão de Deus", "leão do Senhor" ou ainda "fogo de Deus".

Saiba mais sobre o nome Ariel.

2. Angel

No Brasil o nome Angel não é muito comum, já as suas variantes Angêlica, Ângelo ou Ângela são até bem conhecidos.

O nome originou-se a partir do latim "angelus", termo que era relativo aos seres do paraíso descritos pela bíblia: os anjos.

Há também a teoria que diz que a palavra é derivada do grego com o significado de "mensageiro dos deuses" ou simplesmente "mensageiro".

Saiba mais sobre o nome Angel.

3. Uriel

Uriel é um personagem bíblico, um dos sete arcanjos da literatura apocalíptica judaica. A origem é hebraica e carrega o belo significado de "o Senhor é minha luz".

Apesar de ser utilizado majoritariamente por homens, hoje em dia já tornou-se um nome unissex no Brasil, muito popular entre judeus.

Saiba mais sobre o nome Uriel.

4. Dina

Parece até apelido, mas o nome Dina tem sido usado como nome formal e uma de suas origens é uma variante do árabe que significa "mensageira" e, portanto, uma associação aos anjos.

O Censo de 2010 do IBGE apontava para quase vinte mil "Dinas" registradas no Brasil.

Saiba mais sobre o nome Dina.

5. Sophia

Sophia, ou Sofia, está entre os nomes de anjo femininos que mais ganharam popularidade na década de 2000 no Brasil.

Este nome tem origem no grego e quer dizer “sabedoria” e “sabedoria divina”. Apesar de não ter comprovadamente origem angelical na bíblia, alguns estudiosos associam o nome Sophia ao “anjo da sabedoria”.

Saiba mais sobre o nome Sophia.

6. Anaita

Na religião conhecida como zoroastrismo, fundada na antiga Pérsia, Anaita era um anjo na alta hierarquia, responsável pela fertilidade da água e da terra.

Este é um bonito nome feminino de origem milenar e tem o significado de “anjo da fertilidade”. No ocultismo e esoterismo, existem pessoas que ainda cultuam e oram em nome de Anaita.

7. Haamiah

Na cabala, este é um nome correspondente ao nome de Deus, Agla. Ela seria um anjo que protege as pessoas que estão em busca de sabedoria e verdade, dominando também a humanidade sobre a saúde e a bondade.

Haamiah também é retratado como o anjo que salvou a família de Ló, sobrinho de Abraão na bíblia. O nome Haamiah, ou Agla, significa “Deus forte na eternidade”.

8. Laylah

O anjo Lailah ou Laylah é encontrado em algumas interpretações das escrituras judaicas e também na mitologia desta mesma religião. Ele possui diversas origens, mas todas indicam a sua associação à palavra “noite”.

Nas escrituras, Lailah é um anjo da guarda que está sob a vida das pessoas durante a sua vida e a sua morte, sendo ela a sua guia para a vida após a morte. Variantes deste nome são muito comuns no Brasil, como Laila e Layla.

9. Angélica

Nome realmente angelical, Angélica significa "pura como um anjo", "aquela que se assemelha aos anjos", "angelical" ou “mensageira de Deus”.

Este nome é a versão feminina de Angélico que possui origem grega. O nome chegou ao português através do nome em latim angelicus e é ainda hoje muito popular no país.

Saiba mais sobre o significado do nome Angélica.

10. Ângela

Outro nome feminino com o bonito significado literal de “anjo” é Ângela. Ele é a variante feminina de Ângelo e tem origem grega, possuindo também o significado de “mensageiro”.

Em sua versão masculina, foi muito utilizado no período bizantino e muito popular entre os judeus da Itália.

Saiba mais sobre o significado do nome Ângela.

11. Rosângela

O nome Rosângela possui o bonito significado de “rosa angelical”, pois é um nome composto pelos nomes próprios Rosa e Ângela.

Possui duas origens possíveis, germânica ou do latim. Outros significados atrelados ao nome são “espécie formosa de anjo” e “espécie formosa de mensageira”.

Saiba mais sobre o significado do nome Rosângela.

Nomes de anjos masculinos

Os nomes de anjos usados em meninos geralmente terminam com o sufixo "el" que traduzido do hebraico significa "com Deus". Na tradição angélica, cada pessoa no mundo tem o seu próprio anjo, auxiliando sempre a cumprir o seu destino. Confira alguns destes nomes angelicais que são perfeitos para meninos.

12. Anael

Anael na tradição judaica é um dos sete arcanjos que, na hierarquia celestial, são os líderes dos anjos. O significado é incerto, mas provavelmente deriva do hebraico e significa "graça" - com El, que significa "Deus". Seu sentido, então, remete a "graça de Deus", "dom de Deus" ou "Deus é a minha graça".

Saiba mais sobre o nome Anael.

13. Zaniel ou Daniel

Tudo indica que Zaniel é uma variante de um nome mais comum, Daniel, que por consequência origina-se do hebraico e significa "o Senhor é meu juiz".

Na Bíblia, Daniel não é um anjo, mas sim um profeta que é colocado injustamente em uma cova de leões e salvo por um anjo de Deus. A partir dessa história, muitas pessoas optam pelo nome por ter um sentido bíblico relacionado a anjo.

Saiba mais sobre o nome Zaniel e Daniel.

14. Lúcifer

Antes de ser associado ao diabo, Lúcifer era um nome comum, nomeando até um santo da igreja católica, Lúcifer de Cagliari, da Itália, conhecido como São Lúcifer. Só a partir do século IV é que o nome ganhou conotação negativa.

Na Bíblia, era o nome dado ao planeta Vênus, e o nome tem origem hebraica significando "estrela da manhã", "filho da alva" ou "o que brilha", "o que traz luz".

Saiba mais sobre o nome Lúcifer.

15. Gabriel

Segundo o Censo de 2010, quase um milhão de pessoas no Brasil tem esse nome, que ganhou popularidade principalmente após os anos 80. É o arcanjo (ou seja, anjo mensageiro) que, na Bíblia, anunciou à Maria que ela seria a mãe do Messias, Jesus.

O nome vem do hebraico e significa "homem de Deus", "homem forte de Deus", "fortaleza de Deus" ou até "mensageiro de Deus".

Saiba mais sobre o nome Gabriel.

16. Miguel

Um dos nomes mais comuns entre os nomes de anjo usados no Brasil. Na Bíblia, ele é mencionado como um arcanjo que protege o povo e é um líder do exército de Deus.

O nome origina do hebraico e significando "quem é como Deus?". A variante feminina do nome é Micaela.

Saiba mais sobre o nome Miguel.

17. Rafael

Rafael também aparece na religião cristã como sendo um dos sete arcanjos do apocalipse, tendo sido o arcanjo que anunciou o Juízo Final. Também é mencionado como o anjo que curou a cegueira do pai de Tobias, em um dos apócrifos da literatura sagrada.

O que tem tudo a ver com a sua origem: surge do hebraico e possui os significados de "Deus curou" ou "curado por Deus".

Saiba mais sobre o nome Rafael.

18. Samuel

Conhecido popularmente como um arcanjo, o nome Samuel na tradição cristã é de um profeta, que foi entregue a Deus pela sua mãe Ana, que antes dele não poderia ter filhos.

A origem hebraica significa literalmente "seu nome é Deus".

Saiba mais sobre o nome Samuel.

19. Serafim

Segundo a tradição cristã, os serafins são anjos que personificam a caridade divina, ou seja, louvam e adoram a Deus.

A partir da origem hebraica Serafim quer dizer "arder", "ardente, incandescente".

Saiba mais sobre o nome Serafim.

20. Querubim

É um nome que aparece na Bíblia entre as "categorias" de anjos, sendo os querubins anjos que refletem a sabedoria divina.

Sabe-se que o termo querubim tem a mesma origem que o termo assírio e babilônio "karabu", que remete aos sentidos de "anjo", "grande e poderoso", "abençoado", "auspicioso", "puro", "divino".

É um nome associado frequentemente a uma iconografia de pureza, sem pecados, anjinhos imaculados.

Saiba mais sobre o nome Querubim.

21. Metatron

Cultuado em diversas religiões, como o judaísmo, especialmente na tradição da cabala, Metatron é um anjo que media a comunicação entre Deus e a humanidade. É considerado um poderoso anjo para diversas crenças, sendo também ambíguo. Ao mesmo tempo que é um anjo de luz, também representa a morte.

O significado do nome Metatron é “mais próximo ao trono”.

22. Theliel

Presente no ocultismo judaico, o anjo Theliel é associado às questões amorosas, sendo também chamado de o “Príncipe do Amor”. Apesar de se afastar de punições ou de procurar justiça, é dito que ele é capaz de persuadir as pessoas à terem atitudes de compaixão.

23. Azazel

O anjo Azazel aparece três vezes na bíblia hebraica sendo referido como o ser encarregado de contar o número de faltas humanas no dia do julgamento anual da humanidade.

Este nome tem origem hebraica e significa “remoção inteira” e “bode expiatório”. Este significado está atrelado ao sacrifício de um bode para limpar o pecado da humanidade.

24. Haniel

O nome do arcanjo Haniel tem origem hebraica e significa “favorecido por Deus”. Na bíblia, é o nome do líder da tribo de Asher. Na tradição judaica o nome é associado ao planeta Vênus.

É um bonito e significativo nome masculino que é encontrado também no nome Nathaniel.

25. Raguel

Este é o nome de sete arcanjos encontrados no Livro de Enoque, que pode ter sido escrito um século antes de Cristo. Apesar da tradição pré-cristã do nome, ele é também encontrado na bíblia como filho de Esaú. O arcanjo Raguel é conhecido como o anjo da justiça e harmonia.

O nome Raguel significa “companheiro de Deus” e “progenitor de Sara”. É um belo nome de anjo para meninos.

Saiba mais sobre o nome Raguel.

26. Cassiel

Encontrado especialmente na cabala e em estudos místicos, o arcanjo Cassiel é associado à observação e cuidado. Ele é também chamado de anjo da solidão e das lágrimas, sendo o responsável por anunciar a morte de reis e chefes de Estado.

De origem hebraica, o nome do arcanjo significa “veloz de Deus”.

27. Zadiel

Também encontrado com o nome de Zadkiel nos textos cabalísticos, o arcanjo Zadiel está associado à misericórdia e benevolência. Ele seria o anjo da liberdade que impediu com que Abraão sacrificasse seu filho Isaque.

De origem hebraica, o nome do arcanjo Zadiel significa “Justiça do Senhor” e está associado ao planeta Júpiter na cabala.

28. Nathaniel

Originário do hebraico, o bonito nome angelical Nathaniel possui os significados de "dom de Deus" ou "presente de Deus".

É apontado também pelos povos cristãos como sendo um poderoso anjo, que pertence ao Coro das Virtudes.

A variação Natan é bastante comum no Brasil.

Os mais lindos nomes que soam como angelicais

Alguns nomes não são necessariamente nome de anjos referidos em religiões, mas remetem às qualidades angelicais que todos conhecemos: a luz, a serenidade, a delicadeza, o céu, o próprio Deus.

Se você procura um nome de anjo para o seu filho ou filha, mas quer fugir dos títulos mais comuns, as opções abaixo podem ser úteis para você.

29. Celine

Uma das origens do nome Celine aponta para o latim, com o significado de "dos céus".

De fato, é um nome leve, simples e bonito que remete ao céu. Não é tão comum no Brasil, tendo apenas cerca de três mil pessoas registradas com esse nome.

Saiba mais sobre o nome Celine

30. Celeste

O nome celeste deriva do latim, caelestis, que quer dizer literalmente "do céu, celeste, celestial".

Também possui uma ligação bíblica, sendo muitas vezes utilizado em substituição à "Maria do Céu", ficando assim "Maria Celeste".

Saiba mais sobre o nome Celeste.

31. Cielo

César Cielo, um dos melhores nadadores que o Brasil já teve e tornou esse nome conhecido. Em espanhol e italiano, Cielo é sinônimo de céu.

Apesar do nadador carregar o título no sobrenome, nada impede que você use como prenome, afinal: é lindo!

32. Evangelina

Evangelina deriva do latim a partir de uma palavra utilizada pelos cristãos para se referir à "palavra sagrada de Deus", ou seja, o "Evangelho".

Por sua vez, acredita-se que o termo latino esteja associada a uma palavra grega com o significado de "boas notícias".

Sendo assim, Evangelina, ou Evangeline, como também é usado, significa "mensageira de boas notícias" ou "a palavra de Deus". Não tem tudo a ver com a chegada de um bebê?

Saiba mais sobre o nome Evangelina.

33. Céu

Por que não? Nome simples, bonito e com claro significado, Céu é um nome raro que serve a pouco mais de cinquenta pessoas no Brasil, segundo o Censo de 2010 do IBGE.

A popularidade, no entanto, cresceu após a ascensão da cantora e compositora brasileira Céu. Se procura um nome angelical para o seu bebê, está aí uma linda opção.

34. Lani

Lani, em havaiano, remete a "celestial". É comum vermos esse nome como apelido para "Elaine", "Leilane", e derivados, apesar do que há cerca de quinhentas pessoas registradas com esse nome no Brasil.

35. Luz

Outro nome que, como Céu, tem um significado muito claro e beleza em sua simplicidade.

Luz é um nome que vem do latim e carrega o sentido de "a que ilumina", "iluminada", "luminosa", "esclarecida".

Lúcia e Luzia partilham o mesmo significado e são mais comuns no Brasil. Ambos são nomes bonitos que serviriam facilmente como nome de anjo para o bebê que vem aí!

Saiba mais sobre o nome Luz.

Esperamos ter te ajudado a conhecer alguns nomes de anjo, femininos, masculinos e unissex.Tenha sempre em mente que, ao escolher o nome para o seu bebê (ou indicar para uma amiga ou amigo), é muito importante estudar o significado!

Se você se interessa por nomes diferentes, vai gostar de ler "Os 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês".