Se você está procurando nomes de anjos para bebês, é porque quer dar ao seu filho ou filha um nome que tenha um significado ligado ao que é espiritual, celestial, bíblico

Anjos são seres que existem em todas as religiões, do cristianismo ao budismo, e em todas possui uma característica em comum: possuem uma luz brilhante encantadora, e uma aura de inocência e virtude, por isso muitas vezes são representados como crianças. 

Selecionamos os 21 nomes de anjos e seus significados para você que busca um nome angelical para o seu bebê.

Nomes de anjos femininos 

nomes de anjo femininos

Uma das funções mais conhecidas de anjos é aproximar a humanidade de Deus. Sophia, ou Sofia, está entre os nomes de anjo femininos que mais ganharam popularidade na década de 2000 no Brasil, apesar de não ter comprovadamente uma origem angelical.

Abaixo listamos alguns nomes de anjo que podem ser usados para meninas

1. Ariel

Ariel é um nome unissex que, popularmente, designa um anjo que auxilia as pessoas a fazer agradecimentos à Deus e encontrar objetos perdidos. 

Sua origem é hebraica, formado pela união de elementos Ari, que significa "leão", e El, que quer dizer "Senhor" ou "Deus". Portando o seu significado remete a "leão de Deus", "leão do Senhor" ou ainda "fogo de Deus".

2. Angel

No Brasil o nome Angel não é muito comum, já as suas variantes Angêlica, Ângelo ou Ângela são até bem conhecidos. 

O nome originou-se a partir do latim "angelus", termo que era relativo aos seres do paraíso descritos pela bíblia: os anjos.

Há também a teoria que diz que a palavra é derivada do grego ággelos, "angelos", que significa "mensageiro dos deuses" ou simplesmente "mensageiro".

3. Uriel

Uriel é um personagem bíblico, um dos sete arcanjos da literatura apocalíptica judaica. A origem é hebraica, composto pela junção das palavras ur, que quer dizer "luz, ouro" e Yah, El, que significa "Senhor, Jeová". Significando, assim, "o Senhor é minha luz". 

Apesar de ser utilizado majoritariamente por homens, hoje em dia já tornou-se um nome unissex no Brasil, muito popular entre judeus. 

4. Dina

Parece até apelido, mas o nome Dina tem sido usado como nome formal e uma de suas origens é uma variante do árabe Naadiya, que significa "mensageira". Há ainda outras origens que você pode conferir na descrição completa do nome. 

O Censo de 2010 do IBGE apontava para quase vinte mil "Dinas" registradas no Brasil. 

Nomes de anjos masculinos 

nomes de anjo masculinos

Os nomes de anjos usados em meninos geralmente terminam com o sufixo "el" que traduzido do hebraico significa "com Deus". Na tradição angélica, cada pessoa no mundo tem o seu próprio anjo, auxiliando sempre a cumprir o seu destino.

Talvez seja por isso que tantos pais adotam nomes de anjos para seus filhos: um bebê também é visto como uma bênção celestial que será sempre uma parte valiosa da vida dos pais!  

5. Anael

Anael na tradição judaica é um dos sete arcanjos que, na hierarquia celestial, são os líderes dos anjos. 

O significado é incerto, mas provavelmente deriva do nome hebraico Hannah e significa "graça" - com El, que significa "Deus". 

Seu sentido, então, remete a "graça de Deus", "dom de Deus" ou "Deus é a minha graça".

6. Zaniel ou Daniel 

Tudo indica que Zaniel é uma variante de um nome mais comum, Daniel, que por consequência origina-se do hebraico Daniyyel e significa "o Senhor é meu juiz" como resultado da junção dos elementos dan, que significa "juiz", e El, que significa "Deus".

Na Bíblia, Daniel não é um anjo, mas sim um profeta que é colocado injustamente em uma cova de leões e salvo por um anjo de Deus. A partir dessa história, muitas pessoas optam pelo nome por ter um sentido bíblico relacionado a anjo. 

7. Lúcifer

Antes de ser associado ao diabo, Lúcifer era um nome comum, nomeando até um santo da igreja católica, Lúcifer de Cagliari, da Itália, conhecido como São Lúcifer. Só a partir do século IV é que o nome ganhou conotação negativa. 

Na Bíblia, era o nome dado ao planeta Vênus, e o nome tem origem hebraica significando "estrela da manhã", "filho da alva" ou "o que brilha", "o que traz luz".

8. Gabriel

Segundo o Censo de 2010, quase um milhão de pessoas no Brasil tem esse nome, que ganhou popularidade principalmente após os anos 80. É o arcanjo (ou seja, anjo mensageiro) que, na Bíblia, anunciou à Maria que ela seria a mãe do Messias, Jesus. 

O nome vem do hebraico, unindo "gébher", que significa "homem, homem forte", e "el", que quer dizer "Deus". Significa, assim, "homem de Deus", "homem forte de Deus", "fortaleza de Deus" ou até "mensageiro de Deus".

9. Miguel

Um dos nomes mais comuns entre os nomes de anjo usados no Brasil. Na Bíblia, ele é mencionado como um arcanjo que protege o povo e é um líder do exército de Deus.

O nome origina do hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando "quem é como Deus?".

A variante feminina do nome é Micaela.

10. Rafael

Rafael também aparece na religião cristã como sendo um dos sete arcanjos do apocalipse, tendo sido o arcanjo que anunciou o Juízo Final. Também é mencionado como o anjo que curou a cegueira do pai de Tobias, em um dos apócrifos da literatura sagrada.

O que tem tudo a ver com a sua origem: surge do hebraico unindo "Repha", que significa "curou", e ‘el" que quer dizer "Deus". Significa "Deus curou" ou "curado por Deus".

11. Samuel

Conhecido popularmente como um arcanjo, o nome Samuel na tradição cristã é de um profeta, que foi entregue a Deus pela sua mãe Ana, que antes dele não poderia ter filhos. 

A origem hebraica significa literalmente "seu nome é Deus".

12. Serafim

Segundo a tradição cristã, os serafins são anjos que personificam a caridade divina, ou seja, louvam e adoram a Deus.

A origem é hebraica, a partir de seraph, que quer dizer "arder", "ardente, incandescente".

13. Querubim

É um nome que aparece na Bíblia entre as "categorias" de anjos, sendo os querubins anjos que refletem a sabedoria divina. 

Sabe-se que o termo querubim tem a mesma origem que o termo assírio e babilônio "karabu", que remete aos sentidos de "anjo", "grande e poderoso", "abençoado", "auspicioso", "puro", "divino".

É um nome associado frequentemente a uma iconografia de pureza, sem pecados, anjinhos imaculados

Os mais lindos nomes que soam como angelicais

nomes angelicais

Alguns nomes não são necessariamente nome de anjos referidos em religiões, mas remetem às qualidades angelicais que todos conhecemos: a luz, a serenidade, a delicadeza, o céu, o próprio Deus.

Se você procura um nome de anjo para o seu filho ou filha, mas quer fugir dos títulos mais comuns, as opções abaixo podem ser úteis para você.

14. Celine

Uma das origens do nome Celine aponta para o latim, "coeli, caelum", que significa "dos céus". 

De fato, é um nome leve, simples e bonito que remete ao céu. Não é tão comum no Brasil, tendo apenas cerca de três mil pessoas registradas com esse nome. 

15. Celeste

O nome celeste deriva do latim, caelestis, que quer dizer literalmente "do céu, celeste, celestial".

Também possui uma ligação bíblica, sendo muitas vezes utilizado em substituição à "Maria do Céu", ficando assim "Maria Celeste".

16. Cielo 

César Cielo, um dos melhores nadadores que o Brasil já teve, tornou esse nome conhecido. Em espanhol e italiano, Cielo é sinônimo de céu

Apesar de nadador carregar o título no sobrenome, nada impede que você use como prenome, afinal: é lindo!

17. Evangelina

Evangelina deriva do latim "evangelium", palavra utilizada pelos cristãos para se referir à "palavra sagrada de Deus", ou seja, o "Evangelho".

Por sua vez, acredita-se que o termo latino seja cognato da palavra grega Ευαγγέλιο, que pode ser traduzida como "boas notícias".

Sendo assim, Evangelina, ou Evangeline, como também é usado, significa "mensageira de boas notícias" ou "a palavra de Deus". Não tem tudo a ver com a chegada de um bebê?

18. Céu

Por que não? Nome simples, bonito e com claro significado, Céu é um nome raro que serve a pouco mais de cinquenta pessoas no Brasil, segundo o Censo de 2010 do IBGE.

A popularidade, no entanto, cresceu após a ascensão da cantora e compositora brasileira Céu. Se procura um nome angelical para o seu bebê, está aí uma linda opção.

19. Lani

Lani, em havaiano, remete a "celestial". É comum vermos tal nome como apelido para "Elaine", "Leilane", e derivados, apesar do que há cerca de quinhentas pessoas registradas com esse nome no Brasil. 

20. Luz

Outro nome que, como Céu, tem um significado muito claro e beleza em sua simplicidade. 

Luz é um nome que vem do latim, "lux", a partir da raiz lyke, luc, luk, de modo que, por extensão, tem o sentido de "a que ilumina", "iluminada", "luminosa", "esclarecida".

Lúcia e Luzia partilham o mesmo significado e são mais comuns no Brasil. Ambos são nomes bonitos que serviriam facilmente como nome de anjo para o bebê que vem aí! 

21. Nathaniel

Originário do hebraico, Netan'el, Nethanael, que une o termo "nathá", que quer dizer "ele deu", com "El", que significa "Deus", o nome significa literalmente Deus deu", "dom de Deus" ou "presente de Deus".

É apontado também pelos povos cristãos como sendo um poderoso anjo, que pertence ao Coro das Virtudes. 

A variação Natan é bastante comum no Brasil. 

Esperamos ter te ajudado a conhecer alguns nomes de anjo, femininos, masculinos e unissex.Tenha sempre em mente que, ao escolher o nome para o seu bebê (ou indicar para uma amiga ou amigo), é muito importante estudar o significado! 

Se você se interessa por nomes diferentes, vai gostar de ler "Os 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês".