Elias
Significado do Nome Elias
Elias: Significa "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é o meu Deus".
Belo e com significados relacionados com o divino, o nome masculino Elias tem origem bíblica e surgiu a partir do hebraico Aliyyáh e Elijah.
Através do elemento El, que quer dizer "Senhor, Jeová, Deus", e do elemento divino Yaveh, Elias significa "o Senhor é o meu Deus” ou “Jeová é o meu Deus".
Estamos, portanto, diante de um bonito nome teofórico, ou seja, que apresenta significados alusivos a uma divindade, e que é apreciado por séculos.
O nome Elias na Bíblia
Elias é o nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como um profeta hebreu do século IX a.C.. Elias tem sua história contada nos livros I e II de Reis e é conhecido por ter subido ao Céu numa carruagem de fogo.
“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Reis 2, 11)
Popularidade do nome Elias
O nome Elias passou a ter um uso geral na Inglaterra durante a Idade Média, principalmente sob a forma Elis. Caiu em desuso no século XVI e depois foi revivido pelos puritanos ingleses como Elias, após a Reforma Protestante, perdendo um pouco da sua força no século XIX.
Os meninos registrados com esse nome masculino podem ser afetivamente chamados de “Eli”.
Elias tem como principais variantes Elías, em espanhol; Élie, em francês e Elya, em inglês.
Atualmente, o nome Elias pode ser encontrado com maior quantidade de registros em Moçambique, no Líbano, na Tanzânia e no Brasil.