Elias

Significado do Nome Elias

Elias: Significa "o Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus".

Elias é um nome bíblico, tem origem no hebraico Aliyyáh, Elijah, a partir do grego Elias, deriva do elemento El, que quer dizer "Senhor, Jeová, Deus" e significa "o Senhor é o meu Deus, Jeová é o meu Deus".

Assim, estamos diante de um nome teofórico em virtude de apresentar o elemento El, que significa Deus, estar incorporado no mesmo.

Elias é o nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como um profeta hebreu do século IX a.C.. Elias tem sua história contada nos livros I e II de Reis e é conhecido por ter subido ao Céu numa carruagem de fogo.

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (II Reis 2, 11)

O nome passou a ter um uso geral na Inglaterra durante a Idade Média, principalmente sob a forma Elis. Caiu em desuso no século XVI e depois foi revivido pelos puritanos ingleses como Elias, após a Reforma Protestante, perdendo um pouco da sua força no século XIX.

Os meninos registrados com esse nome predominantemente masculino podem ser afetivamente chamados de “Eli”.

Tem como variantes Elías, em espanhol; Élie, em francês e Elya, em inglês.

Origem do Nome Elias

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Elias

Elias

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.