Nomes que possuem significados relacionados ao sol, ao mar, à natureza e à luz são perfeitos para meninas e meninos que nascem no verão.

Realizamos uma seleção com os nomes mais bonitos e que estão relacionados à estação mais ensolarada do ano. Nomes de origem indígena, latina, grega, hebraica, japonesa e mais para você se inspirar.

Nomes para meninas | Nomes para meninos

Nomes para meninas inspirados no verão

Luz

O nome feminino Luz surge a partir da palavra em latim lux, que significa literalmente “luz”. Por extensão, este nome belo e delicado também significa “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa” e “esclarecida”.

Kalinda

O nome Kalinda é considerado raro no Brasil. Ele surge a partir do idioma indiano e significa simplesmente “sol”, fazendo uma referência direta ao verão.

Rayane

O nome feminino Rayane, assim como a sua variação Raiane, é muito comum no Brasil. Alguns significados associados a este nome são "aquela que veio para brilhar", "raio de sol" ou "raio de luar".

Aurora

O nome feminino Aurora surge a partir do latim e carrega os significados de "o nascer do sol", "o raiar do dia" e “a que nasce do oriente”. Aurora também está relacionado com a palavra em latim aurum, que significa “ouro”.

Sol

O nome feminino Sol pode ser encontrado tanto em países de língua portuguesa como de língua espanhola e carrega o próprio sentido da palavra, ou seja, "sol". Por extensão, também significa “solene”, “majestosa” e “que recebe sol”.

Helena

Helena é um nome feminino de origem grega que surge a partir da palavra heláne. Ele carrega os significados de “a reluzente”e “a resplandecente”.

Clarice

Clarice é derivado do nome próprio Clara, que por sua vez é uma variação do nome Clarissa. Todos estes nomes partilham significados relacionados ao brilho, como "a que é brilhante", “luminosa” ou “ilustre”.

Luzia

Nome de origem grega, Luzia compartilha a mesma raiz do nome Lúcia. Ele significa “a luminosa” ou “aquela que irradia luz”.

Akemi

Akemi é um nome feminino de origem japonesa com algumas possibilidades de significado, dependendo do kanji com que é escrito. Entre os possíveis significados estão: “aquela que brilha lindamente”, “linda luz”, "brilho bonito", “bela aurora”.

Vera Lúcia

Vera Lúcia é um nome composto pela junção de dois nomes de origem latina. Combinados, eles significam “a luminosa verdadeira” ou “a luminosa que tem fé”.

Oriana

O diferente nome feminino Oriana é um nome de origem incerta que pode ter origem a partir do latim aurum, que quer dizer “ouro” ou no espanhol oro, ou ainda no francês or. Alguns significados relacionados a este nome são “ouro”, “nascer do sol” e “amanhecer”.

Solange

Solange é um nome de origem latina que possui o sol como componente da escrita. Alguns significados atrelados à Solange são "solene", "majestosa", "digna" e "pessoa importante".

Núbia

Núbia é um nome egípcio, que chegou à língua portuguesa através do nome em latim Nubae. Núbia significa “ouro”, “dourada” e "perfeita como o ouro".

Moana

Moana é um nome de origem havaiana que significa “oceano” e “mar profundo”. Nesse sentido, ele reflete a simbologia dos mares e do oceano. Por extensão, também carrega o significado de “ela traz essência divina”.

Dione

O nome Dione é uma variante gráfica de Dioni, um apelido de Dionísia, forma feminino de Dionísio, que tem origem no grego. Dione é um nome que carrega significados relacionados ao mar, tal como “espírito das águas”, “o céu e as águas”, “dia e noite” ou "deusa das ninfas".

Yoko

O bonito nome feminino Yoko tem origem japonesa e carrega os significados de “criança radiante” e “oceano infantil”.

Kimi

O nome Kimi é considerado unissex, apesar de ser empregado com maior incidência para o gênero feminino. Através do japonês, alguns significados atrelados a Kimi são "relato sobre o mar" e "oceano raro"

Nomes de meninos inspirados no verão

Ravi

O nome masculino Ravi tem origem a partir do idioma sânscrito e significa simplesmente “sol”. Este nome está, portanto, diretamente relacionado à estação mais iluminada do ano, o verão.

Natsu

O nome masculino Natsu tem origem japonesa a partir de um caractere kanji que significa literalmente “verão”. Por extensão, o nome Natsu também ganha o significado de “nascido no verão”.

Hélio

O nome Hélio tem origem no grego Hélios, que quer dizer literalmente "sol". Hélio era também o nome da divindade do sol na mitologia grega.

Guaraci

Guaraci é um nome brasileiro de origem indígena. Tem como étimo a palavra tupi coaracy, que significa literalmente “o Sol”. Por extensão, também carrega os significados de “a mãe deste dia” e “a mãe desta claridade”.

Aruna

O nome Aruna tem origem sânscrita, antiga língua indiana, e significa “castanho avermelhado”, fazendo referência ao sol da manhã a partir da aurora. Por extensão, este nome também significa “o nascente” e “o nascer do dia”.

Lucas

O popular nome masculino Lucas surge do grego. Alguns significados relacionados a este nome são "luminoso" e "iluminado".

Abner

O nome Abner tem origem hebraica e bíblica. Os significados relacionados a ele são “o (divino) pai é luz”, "meu pai é uma luz", "pai da luz" e “pai iluminado”.

Lohan

Lohan é um nome originalmente francês. Os significados deste bonito nome masculino são “luminoso”, “brilhante” e “pessoa esclarecida”.

Akira

Akira é um nome de origem japonesa muito popular no continente asiático. Significados relacionados ao nome Akira são “brilhante ou talentoso”, “luminoso” e “iluminado”.

Urias

O nome Urias é um nome hebraico e bíblico que carrega os significados de “o Senhor é a minha luz” e "em Deus Existe Luz".

Melchior

O nome masculino Melchior, assim como a sua variante mais popular no Brasil Belchior, carrega os significados de "rei da luz " e "rei iluminado".

Munir

Munir é um nome masculino de origem árabe que carrega significados relacionados à luz e ao brilho, entre eles, "brilhante", "reluzente" e "iluminado".

Serafim

Serafim é um nome de origem hebraica e bíblica que faz referência a uma ordem de anjos da Primeira Hierarquia que tinham a função de louvar e adorar a Deus. O nome Serafim possui os significados de “ardente” e “incandescente”.

Kai

O nome Kai tem origem havaiana e carrega significados que refletem imensidão, assim como carrega a simbologia do mar e do oceano. Kai significa “mar”, “oceano”, “aquele ou aquela que vem do mar”, “do mar" e “marinho”.

Bartolomeu

O nome masculino Bartolomeu surge a partir do aramaico e carrega o bonito significado de “filho do que suspende as águas”.

Marvin

Marvin é um nome antigo que apresenta várias possibilidades de étimo, entre elas o germânico, o inglês e o gaulês. Alguns significados associados ao nome Marvin são “fortaleza marítima” e “amigo do mar”.

Berilo

O nome masculino Berilo tem origem grega e carrega o bonito significado de “joia do mar”.

Veja também: