Miguel, Alice, Theo e Valentina são alguns dos nomes mais comuns registrados no Brasil no ano de 2020. Os dados foram divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil e revelam que alguns nomes compostos também estão em alta, como Enzo Gabriel e Maria Clara.

Apresentamos nesta lista, os nomes mais comuns que foram registrados no Brasil e a origem e significado de cada um deles. Também apresentamos os nomes mais buscados no Dicionário de Nomes Próprios no ano de 2021 que revelam as principais tendências de nomes no Brasil.

Miguel

O nome de origem hebraica Miguel é citado cinco vezes na Bíblia e faz referência a um arcanjo que seria o protetor de Israel. O significado deste nome masculino é “quem é como Deus?" e faz referência a afirmação de que "ninguém é como Deus".

Arthur

Arthur é um nome de origem incerta, que possivelmente surgiu da língua celta, a partir do de um termo que significa “pedra”. Outra possibilidade de significado é “grande urso”.

Heitor

Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra da Tróia. O nome Heitor tem origem grega e carrega os significados de "aquele que guarda" ou "aquele que retém o inimigo".

Helena

Helena é um nome feminino que tem origem a partir da palavra Heléne, que significa tocha. Por extensão, este nome carrega os significados de “a reluzente” e “a resplandecente”.

Alice

O nome feminino Alice é uma versão francesa, diminutivo do nome de origem germânica Adelaide. Dessa forma, eles carregam os mesmos significados: “de qualidade nobre” ou “de linhagem nobre”.

Theo

Theo é um nome masculino de origem grega. Ele surgiu a partir de théos, cujo sentido literal é “deus”. Por extensão, este nome também ganha o significado de “deus supremo”.

Davi

O nome Davi tem origem hebraica e aparece nas escrituras sagradas como o rei mais famoso de Israel, que reinou durante o século 10 a.C. O significado do nome Davi é "o amado", "querido" ou "predileto".

Laura

O nome Laura é a versão feminina de Lauro, que tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro". Devido a simbologia do loureiro, o nome Laura também ganha os significados de "vitoriosa" e "triunfadora".

Gabriel

O nome Gabriel tem origem hebraica e é citado diversas vezes na bíblia, tanto no velho quanto no novo testamento, fazendo referência a um anjo que levava este nome. O nome Gabriel carrega os significados de “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus” e “mensageiro de Deus”.

Gael

Gael é um nome masculino que possui três possibilidades de origem: a hebraica, a irlandesa e a bretã. Ele possui os significados de "belo e generoso"; "de origem irlandesa"; “o que protege” ou “o protegido”.

Bernardo

O nome masculino Bernardo tem origem germânica a partir de dois elementos que possuem os significados de “forte” e “urso". Por extensão, este nome carrega o significado de “forte como um urso”.

Samuel

O nome Samuel tem origem no hebraico Shemu’el, que quer dizer literalmente “seu nome é Deus”.

João Miguel

João Miguel é um nome composto por dois nomes de origem hebraica: João, que quer dizer "agraciado por Deus" ou "Deus é cheio de graça" e Miguel, que significa "quem é como Deus?". Dessa forma, o nome composto carrega o significado de "Quem é cheio de graça como Deus?".

Enzo Gabriel

Este nome composto é formado pela junção de Enzo e Gabriel, nomes de origens distintas, italiana ou germânica e hebraica ou bíblica respectivamente. Este nome possui o significado de “homem de Deus que é senhor do lar".

Valentina

O nome Valentina é a variante feminina de Valentim, que tem origem no nome do latim Valentinus. Valentina possui o significado de “valente”, “forte”, “vigorosa” ou “cheia de saúde”.

Heloísa

O nome feminino Heloísa tem origem germânica, mas surge a partir da palavra francesa Héloïse. Ele possui os significados de "saudável", “saudavelmente larga"; "combatente gloriosa", "guerreira famosa" e "famosa na guerra".

Pedro

Pedro é um dos nomes próprios mais difundidos no mundo todo e está presente em vários idiomas. A partir do latim, ele possui o significado de “pedra” ou “rochedo”.

Lorenzo

Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

Sophia

O nome feminino Sophia tem origem grega a partir de uma palavra que significa “sabedoria”. Por extensão, este nome carrega o significado de “sabedoria divina”.

Maria Clara

Maria Clara é um nome composto por dois nomes de origens distintas, Maria, de origem hebraica, e Clara, de origem latina. Juntos, eles possuem os significados de “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou "mulher pura e luminosa" e "mulher virgem e ilustre".

Maria Júlia

O nome Maria Júlia é formado a partir da união dos nomes Maria, de origem hebraica, e do nome Júlia, que se origina do latim. Compostos, eles possuem o significado de "jovem senhora soberana".

Maria Eduarda

O nome composto Maria Eduarda carrega os significados de “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã”, "mulher pura que guarda as riquezas" ou "guardiã virgem e rica".

Lucas

O nome Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, lucano". Além deste sentido geográfico, o nome Lucas também significa "luminoso" ou "iluminado".

Lorena

O nome feminino Lorena tem origem no francês Lorraine e possui os significados de “reino de Lotário” ou “reino da famosa guerreira".

Manuela

Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico. Ele significa "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Cecília

Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa "cega". Este nome feminino também possui os significados de "sábia" ou "a guardiã dos músicos".

Maria Cecília

Este nome composto é formado por dois nomes de origens distintas. Maria, de origem hebraica, e Cecília, que surge a partir do latim. Juntos, eles possuem o significado de "senhora soberana cega".

Benício

Estudos apontam que o nome Benício deriva do latim benitius, uma junção dos termos bene e ire, formando o significado de “o que vai bem”. Por extensão ,este nome masculino significa “abençoado”, “homem bom”, “aquele que vai bem” ou “o que está sempre bem”.

Júlia

Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim. Este nome possui os significados de “fofa”, “macia”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.

Isabella

Isabella é uma variante de Elisabete, que é um nome de origem hebraica. Ele possui os significados de “Deus é juramento” e “consagrada a Deus”.

Lívia

O nome Lívia é a variante feminina de Lívio, que tem origem a partir do latim liviu, que significa “lívido" ou "pálido”.

Pedro Henrique

Este nome composto é formado pela união de dois nomes de origens distintas, Pedro, que surge a partir do grego, e Henrique, nome de origem germânica. Pedro Henrique significa "senhor do lar resistente como uma pedra" ou "príncipe da casa forte como um rochedo".

Guilherme

O nome masculino Guilherme tem origem germânica e possui como variante inglesa o popular nome William. Ele carrega os significados de “protetor decidido” ou “protetor corajoso”.

Maria Luíza

O nome composto Maria Luíza carrega os significados de "senhora soberana combatente gloriosa", "guerreira famosa e pura" e "mulher virgem famosa na guerra".

Maria Alice

Maria Alice é um nome composto que une um nome de origem hebraica, Maria, e um nome de origem germânica, Alice. Juntos, eles possuem o significado de "senhora soberana de linhagem nobre".

Joaquim

O nome masculino Joaquim tem origem hebraica e possui os significados de "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu".

Manuella

Manuella é uma variante do nome de origem hebraica Emanuela, versão feminina de Emanoel. Ele carrega o significado de “Deus está conosco”.

Rafael

No cânone católico, o nome de origem hebraica Rafael é mencionado no livro apócrifo de Tobias como um dos sete arcanjos. O significado do nome Rafael é “Deus curou” ou “curado por Deus”.

Eloá

O nome feminino Eloá tem origem hebraica e possui o significado de “Deus”. Trata-se de um bonito nome curto feminino que carrega consigo um significado forte, pois decorre da aproximação com o sublime, com o ser divino e onipotente, Deus.

João Pedro

João Pedro é um nome composto formado pela junção de João, nome de origem hebraica, e Pedro, nome de origem grega. Combinados, eles possuem os significados de "rocha protegida por Deus", "rocha abençoada por Deus" ou "agraciado por Deus feito uma rocha".

Antonella

Antonella é um nome italiano que funciona como diminutivo do nome Antônia, o feminino de Antônio. Ele carrega os significados de "valiosa", "sem preço", "de valor inestimável" ou “alimentada de flores”.

Matheus

Matheus é um nome de origem hebraica, variante do nome Mateus, sem H. Ele significa "dom de Deus", "dom de Javé", "presente de Deus", "dádiva de Deus".

Isadora

O nome feminino de origem grega Isadora é considerado uma homenagem a Ísis, a deusa egípcia da maternidade e da fertilidade. Dessa forma, ele possui os significados de "dada por Ísis" ou "dádiva de Ísis".

Isaac

Isaac é a versão em inglês de Isaque, nome de origem hebraica. Ele possui os significados de "ele irá rir” e "filho da alegria".

Nicolas

O nome masculino Nicolas tem origem no nome grego Nikólaos, correspondente a Nicolau em português. Nicolas significa "vitorioso", "o que vence com o povo", "o que conduz o povo à vitória".

Henrique

O nome de origem germânica Henrique foi muito utilizado pela realeza, adotado por reis ingleses, germânicos, franceses e portugueses. Ele carrega os significados de "senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Gustavo

Gustavo tem origem no nome sueco Gustaf, que surge a partir de um nome germânico latinizado. Ele significa “protegido por Deus”, “pessoal dos godos” ou “convidado glorioso”.

Benjamin

O nome masculino Benjamin tem origem germânica e carrega os significados de "filho do lado direito", “filho da felicidade” ou “o bem-amado”.

Maitê

Maitê é um nome feminino que tem origem a partir do idioma basco. Este idioma é comum em algumas regiões da Espanha e França. Maitê significa “amada”, “adorada”, “cativante” ou “encantadora”.

Elisa

O nome feminino Elisa é uma forma encurtada de Elisabete, nome de origem hebraica. Dessa forma, ele carrega os mesmos significados que Elisabete: "o meu Deus é um juramento", "Deus é abundância", “promessa divina” ou “alegre”.

Nomes mais comuns em 2021

Selecionamos alguns dos nomes masculinos e femininos mais procurados no Dicionário de Nomes Próprios para você conhecer quais são os nomes mais populares e que são tendência em 2021.

Arthur
Levi
Pedro
João
Bruno
Henrique
José
Matheus
Samuel
Daniel
Guilherme
Rafael
Lorenzo
Joaquim
Bernardo
Gustavo
Felipe
Enzo
Caleb
Murilo
Antônio

Laura
Rebeca
Isis
Mariana
Maitê
Liz
Lara
Hadassa
Isadora
Lívia
Sofia
Cecília
Elisa
Alícia
Catarina
Isabela
Larissa
Yasmin
Lorena
Lia
Melissa

Veja também:

Nomes populares: nomes mais comuns no Brasil

Os nomes mais lindos para meninos de A a Z

Os nomes curtos mais bonitos para meninas

Nomes antigos para bebê: o clássico que está voltando à moda