Amanda

Significado do Nome Amanda

Amanda: Significa “digna de amor”, “amável”, “aquela que deve ser amada”.

Amanda é a variante feminina de Amando, nome originado no latim Amandu, Amandus, que deriva do verbo amare e quer dizer “amável, "o que deve ser amado", "digno de amor”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino, uma vez que reflete uma significante expressão de afeto.

O nome foi popularizado na Inglaterra durante o século XVII e tornou-se um nome muito comum neste país, principalmente por ter nomeado personagens de diversos autores e poetas naquela época. A personagem de mais destaque foi a do dramaturgo Colley Cibber, na peça de 1696, Love’s Last Shift.

No entanto, o primeiro registro conhecido do nome Amanda é do ano de 1212, na região de Warwickshire, na Inglaterra. 

A versão masculina é nome de um santo, vivido provavelmente entre os anos de 589 e 679. Santo Amando nasceu na França e ficou conhecido por ter fundado vários mosteiros, os mais famosos dedicados a São Pedro, situados na Bélgica, e por ter sido bispo da cidade holandesa de Maastricht.

O nome Amanda é utilizado desta forma em diversos idiomas, como inglês, espanhol, italiano, sueco, norueguês, dinamarquês, holandês, alemão e finlandês.

No Brasil, onde o nome é bastante popular, as meninas registradas com o mesmo podem ser afetivamente chamadas de Manda, Mandi, Ama ou Amandinha. 

Origem do Nome Amanda

Origem: Latina

Outras Informações do Nome Amanda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.