Luís

Significado do Nome Luís

Luís: Significa “combatente glorioso”, “ilustre guerreiro” ou “célebre na guerra”.

Vem do nome germânico Hloddoviko, Chlodovech, composto pela junção dos elementos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro".

Desta forma, trata-se de um bonito nome masculino que reflete não só os atributos que destacam um bom guerreiro, mas especialmente o orgulho em virtude de suas conquistas.

A forma Chlodovech deu origem a Ludwig, que mais tarde recebeu uma adaptação no latim, se transformando em Ludovicus.

A língua francesa o converteu em Louis, que deu origem à variante “Luís”, que também é utilizado desta forma na língua espanhola, mas sem o acento agudo.

Foi um dos nomes mais populares na França entre a realeza desde a Revolução, sendo adotado por aproximadamente 18 reis. Teve uma queda de popularidade após a morte de Luís XVI na guilhotina.

Foi introduzido na Inglaterra após a conquista normanda e em Gales é adotado como uma anglicização do nativo Llewelyn. É nome de pelos menos 51 santos e foi adotado pelos judeus para substituir Levi.

Além das já citadas, possui inúmeras variantes, entre as quais Aloísio e Ludovico, em português; Clodoveo, em espanhol; Luigi, em italiano.

Luís Vaz de Camões foi um poeta português (1524-1580), um dos maiores poetas da língua portuguesa de todos os tempos. Sua obra mais conhecida é “Os Lusíadas”, publicada em 1572.

A variante alemã foi difundida mundialmente através do compositor de música clássica alemão Ludwig van Beethoven, que viveu entre os anos de 1770 e 1827.

Origem do Nome Luís

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Luís

Locais com o Nome Luís

Outras Informações do Nome Luís

Luís

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.