A escolha de nomes para uma criança é uma das tarefas mais divertidas para papais e mamães prestes a receberem um novo bebê.

Se essa escolha estiver limitada a um nome iniciado com a letra L, seja para conciliar com o nome dos pais, continuar uma tradição na família ou celebrar um ente querido, aqui está a lista definitiva com os nomes mais incríveis que começam com L.

Nomes chiques que começam com L

1. Lorenzo

Dicio-nomes-letral-01

Este imponente nome masculino é uma variante do nome de origem espanhola e italiana Lourenço, muito mais popular no Brasil. A origem é do latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

Esta cidade estava situada às margens do Mar Tirreno. O antigo nome da cidade pode ter origem no latim laurus que significa “louro (erva)

2. Louis

Nada como um nome de origem francesa para dar aquele ar mais chique ao nome de uma criança. Louis é um popular nome francês que equivale ao nosso Luís ou Luiz.

Ele tem origem germânica do nome Ludwig e significa "guerreiro glorioso" ou "combatente famoso".

3. Logan

Logan é um nome muito popular na Escócia que ficou ainda mais conhecido pelo personagem de Hugh Jackman nos cinemas. Um sofisticado nome originalmente derivado do nome de um lugar a partir do gaélico escocês Lagan

Logan quer dizer “pequeno espaço oco, pouco espaço vazio” e é também uma cidade localizada no sudoeste da Escócia.

4. Lilith

Dicio-nomes-letral-02

A história por trás do nome Lilith pode ser um pouco controversa, mas este elegante nome feminino significa simplesmente “da noite”.

Ele tem origem no acadiano lilitu e na tradição judaica Lilith poderia ter sido a verdadeira primeira mulher de Adão, que por não ter se submetido a ele foi expulsa do Éden.

5. Lira

Quem gosta de mitologia grega, sabe que a lira era o instrumento musical que sempre acompanhava Órfeu, o médico e poeta filho de Apolo. Quando Órfeu tocava a lira, até mesmo os animais paravam suas atividades para ouvir a melodia.

Este elegante nome feminino tem, portanto, o significado de “aquela que acalma com a sua melodia” ou “instrumento musical”.

6. Lavínea

Este sofisticado nome feminino é originado a partir do latim lavo, lavi, lavatum, que tem a tradução de “lavar” ou “purificar”. Seu significado, portanto, é “aquela que purifica".

No Brasil, o nome é muito popular, assim como sua variação, Lavínia, sendo uma das atrizes mais famosas com esse nome a global Lavinia Vlasak.

Nomes bíblicos com a letra L

7. Lázaro

Dicio-nomes-letral-03

Na bíblia, Lázaro era irmão de Maria e Marta e foi ressuscitado por Jesus Cristo. Existe também um outro personagem na bíblia com o nome. Era o mendigo leproso mencionado por Lucas na parábola “O Rico e Lázaro”.

O nome vem a partir do grego Eleázaros, originado no hebraico Elazar, através dos elementos El que significa “Deus, Senhor” e ézer, que significa “socorro”. O significado do nome Lázaro, portanto, é “Deus socorreu, Deus ajudou”.

8. Lucas

Um dos nomes masculinos mais populares no Brasil, Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós. Ele tem o significado de "o que vem da Lucânia", "lucano", "luminoso" ou "iluminado".

Na bíblia, Lucas é o autor do terceiro evangelho do Novo Testamento. São Lucas é mencionado por São Paulo como "o médico amado". Ele é o padroeiro dos artistas, dos médicos e dos cirurgiões.

9. Lia

Dicio-nomes-letral-04

Citada no velho testamento da bíblia, Lia foi a primeira esposa de Jacó e irmã de Raquel. No antigo hebraico, este nome era entendido como um elogio.

Com origem no hebraico Leah, ele significa “vaca selvagem”, mas também pode significar “aquela que tem olhos doces” e para os gregos “aquela que é portadora de boas notícias”.

A variação de nome Léia carrega os significados atrelados ao nome Lia e poderia, portanto, também ter as simbologias citadas na bíblia.

10. Levi

Em gênesis, Levi foi o terceiro filho de Jacó e Lia. Ele também foi o fundador da tribo dos Levitas. Na bíblia, é também o nome do apóstolo Mateus antes de ter se encontrado com Jesus Cristo.

O significado do nome Levi tem origem hebraica de Lewi e significa "ligado", "unido" ou "vinculado a".

Os nomes mais diferentes que começam com a letra L

11. Lorran

Dicio-nomes-letral-05

De origem geográfica, o nome francês Lorran surge do antigo sobrenome Lot-regne, o mesmo que Lotharil regnum em latim, que significa “reino de Lotário”. Ele era utilizado para designar pessoas que nasceram na atual cidade de Lorena, localizada no sudoeste da França.

Este diferente nome masculino tem suas variações femininas nos nomes Lorrane e Lorena. O significado de Lorran é “aquele que pertence ao Reino de Lotário”, “habitante de Lorena”.

12. Leonildes

Este diferente nome masculino significa “filho do leão” ou “filho da valentia”. Ele é uma derivação do nome Leonel, que por sua vez se originou a partir do italiano Leonelle, diminutivo do grego Leon, que quer dizer “leão”.

Alguns especialistas também consideram sua variação na raiz de Leonardo, do germânico leonhard que significa “valente como um leão”.

13. Lívio

O nome feminino Lívia é bastante utilizado no Brasil. Em sua versão masculina, Lívio significa "pálido", "lívido". Este significado está associado a um nome de família romana chamada Livia, dado a um antepassado de pele pálida.

Os escritores de origem italiana Tito Lívio e Lívio Andrônico são dois grandes representantes deste diferente nome masculino.

14. Luara

Dicio-nomes-letral-06

A origem deste diferente nome é incerta. Acredita-se que ele é uma variação do nome Laura a partir da reorganização das letras.

Laura é o feminino de Lauro e tem origem no substantivo latim laurus, que significa "loureiro, louro". A partir disso, Luara teria os seus significados atribuídos ao mesmo nome: "loureiro", "vitoriosa", "gloriosa".

15. Lyandra

Lyandra é um diferente nome feminino resultado da criatividade de nomes brasileiros. Ele seria uma variação de Leandra que surge do masculino Leandro de origem grega.

Leandro é a junção dos elementos léon, que significa “leão”, e andrós, que significa “homem”, tendo, portanto, o significado de “homem leão”. Por extensão ao sentido feminino, Lyandra significa “mulher leoa”.

16. Lolla

Lolla com esses dois Ls é o diminutivo para se referir ao famoso festival de música alternativa Lollapalooza. Este nome é uma variação gráfica do nome Lola, que por sua vez, é o diminutivo de Dolores que quer dizer “dores”.

Este nome surgiu a partir do título espanhol dado à Virgem Maria das Dores, com o nome original de María de los Dolores.

Nomes mais bonitos que começam com a letra L

17. Luan

Dicio-nomes-letral-07

Este bonito nome masculino começou a ter uma maior popularidade no Brasil a partir do início dos anos 90. Luan tem diversas possibilidade etimológicas. Uma delas é a origem albanesa que significaria “leão”, sendo atrelado os significados de “poder”, “proteção” e "justiça”.

Como origem céltica, ele significaria “guerreiro”, portanto, “poderoso como um leão”. Se for derivado de Luna, palavra em latim que significa “Lua”, ele teria os significados de “filho da Lua” ou “relativo à Lua”.

18. Luís Otávio

Este popular nome composto é sem dúvida um dos mais bonitos e imponentes para meninos. Ele significa "o oitavo combatente glorioso", "o oitavo guerreiro famoso" ou "o oitavo filho famoso na guerra".

Luís tem origem no germânico e Otávio no Latim. Ele ganha portanto os significados de “famoso”, “ilustre”, “célebre” e “guerreiro” de Luís e literalmente, “oitavo” de Otávio.

19. Liam

Este bonito e curto nome masculino é hoje atrelado a beleza de artistas como Liam Hemsworth e Liam Payne. Considerado uma variação de William, Liam surge a partir do germânico Willahelm, junção dos elementos wil, que significa "desejo" ou "vontade" e helm, que significa "proteção".

O nome Liam, portanto, teria os significados de "o protetor corajoso", "proteção firma" ou "aquele cuja vontade é proteger".

21. Layla

Dicio-nomes-letral-08

Este bonito nome feminino tem origem no árabe Láyla e surge a partir da palavra láylah. Como em outras línguas, como no persa, Lailá tem o significado de "escura como a noite". Por extensão ele pode significar “bela como a noite”.

Ele é também o nome de sete poetisas do período pré-islâmico e por isso, também tem o significado de "a embriaguez dos poetas" e "o cheiro enebriante do vinho" por estudiosos da língua persa.

20. Louise

Este adorável nome feminino é a variante francesa do popular nome Luísa, que por sua vez é a versão masculina de Luís. Ele tem origem no germânico Chlodovech, pela junção dos elementos hlud, que significa "fama" e wig, que quer dizer "guerreira".

Este belo nome também é associado a diversas rainhas, princesas e duquesas que passaram pela história, como por exemplo, a Princesa Louise de Stolberg-Gedern (1752-1824).

22. Lys

Este curto nome feminino é delicado e ao mesmo tempo imponente por seu significado. lys é o diminutivo frísio de Elisabeth, originado através do nome hebraico Elishebba, a partir do latim Elisabeth, que significa “Deus é juramento".

Outro significado atrelado ao nome é “Deus é abundância”. Já em francês, lys significa "Lírio".

Gostou desse artigo? Você também pode gostar de ler:

Nomes hipster mais bonitos para colocar em bebês

Nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês